Seminário sobre pavimentos sustentáveis e a BR-163 abre inscrições

Seminário sobre pavimentos sustentáveis e a BR-163 abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o 2º Seminário de Pavimentos Sustentáveis da BR-163/MT, organizado pela Concessionária Rota do Oeste, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O evento acontece em 28 de março (quinta-feira), das 8h às 18h, no Teatro da UFMT, em Cuiabá, e contará com mesas redondas e palestras ministradas por especialistas nas áreas de engenharia e pavimentação.

O tema do Seminário é “Tecnologia + Sustentabilidade: Aproveitamento do RAP em regiões de alta temperatura e tráfego pesado”. A palestra de abertura será ministrada pela engenheira civil e doutora pela Universidade Federal do Rio Janeiro (COPPE/UFRJ), Laura Motta, que vai abordar “Investigação e desenvolvimento em mecânica dos pavimentos”. Além da palestra, o Seminário terá a apresentação “Estudos e resultados da utilização do RAP em misturas mornas na BR-163”, coordenada pelo professor do Departamento de Engenharia Civil da UFMT, na Área de Geotecnia e Transportes, Luiz Miguel de Miranda. O resultado é fruto das pesquisas do Laboratório de Pavimentos, implantado na Rota do Oeste em 2018, que realiza estudos, análises e testes de novas técnicas de reaproveitamento do fresado para atender à demanda da BR-163.

No período vespertino, outras duas importantes palestras serão ministradas pelos especialistas Kamilla Vasconcelos Savasini, da Universidade de São Paulo (USP), e José Barbosa Soares, da Universidade Federal do Ceará (UFC). A mesa redonda “Sustentabilidade e reciclagem de materiais em pavimentação” reunirá especialistas da USP, UFRGS e UFRJ, além do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Mato Grosso, Orlando Fanaia. A programação conta ainda com palestras sobre reciclagem de pavimentos, sustentabilidade e tratamento superficial com asfalto-borracha.

Interessados em participar do Seminário, devem se inscrever exclusivamente pelo site (www.sigev.com.br/?evento=162). 

PROGRAMAÇÃO

8h15 – Palestra: Investigação e desenvolvimento em mecânica dos pavimentos – Prof.ª Drª Laura Motta (COOPE/URFJ)

9h15 – Palestra: Misturas asfálticas recicladas a quente com incorporação de elevado percentual de fresado como alternativa para camada – Profª Draª Kamilla Vasconcelos Savasini (USP)

10h30 – Palestra: Reciclagem de pavimentos com adição de cimento: proposição de um método de dosagem preliminar – Prof. Dr. Washington Perez Núnez (UFRGS)

11h30 – Apresentação: Estudos e resultados da utilização do RAP em misturas mornas na BR-163 – Prof. Dr. Luiz Miguel de Miranda (UFMT) e Prof. Ms. Régis de Bel (UFMT)

13h30 – Mesa redonda: Sustentabilidade e reciclagem de materiais em pavimentação

15h45 – Palestra: Tratamento superficial com asfalto-borracha – José Antônio Antosczezem Júnior

16h45 – Palestra: Efeito da consistência do CAP e a escolha da faixa granulométrica nas propriedades das misturas asfálticas (deformação permanente e fadiga) – Prof. Dr. José Barbosa Soares (UFC)