Imprensa

Notícias

Nova Rota atende um veículo com pane a cada 9 minutos durante o ‘feriadão’ da Independência

A Nova Rota do Oeste atendeu um veículo parado com pane na BR-163/MT a cada nove minutos, em média, durante o feriado prolongado de Dia da Independência do Brasil (de 7 a 10 de setembro de 2023). Durante os quatro dias, as equipes operacionais socorreram 621 motoristas nessa situação ao longo do trecho sob concessão, de Itiquira a Sinop. O serviço de socorro mecânico é custeado pelos valores arrecadados nas praças de pedágio.

Os dias com maior número de acionamentos foram o domingo (10.09.2023) e a sexta-feira (08.09.2023) com 160 e 158 atendimentos, respectivamente. O levantamento da Concessionária aponta ainda que 52,5% dos casos foram resolvidos ainda na rodovia pelas equipes da Nova Rota do Oeste e os motoristas puderam seguir viagem após o atendimento. O restante dos veículos teve que ser removido pelos guinchos da Nova Rota do Oeste para o ponto de apoio mais próximo do local em que ficou parado em decorrência da pane.

O diretor de Operações da Nova Rota do Oeste, Wilson Ferreira, aponta que o percentual de problemas veiculares resolvidos ainda na pista demonstra que a maioria das panes poderia ter sido evitada com a revisão veicular prévia, antes de seguir viagem. “Esse é um assunto que insistimos muito porque reflete diretamente em segurança, agilidade durante a viagem e menos transtorno para os motoristas. Temos todo um aparato disponível para o atendimento e fazemos isso com o maior prazer, mas não deixa de ser um transtorno para quem está viajando”.

Ferreira chama atenção ainda para os casos que precisam de remoção para os pontos de apoio e esclarece que o contrato prevê a retirada do veículo da pista para evitar acidentes e garantir a fluidez, bem como dar um suporte ao motorista que se vê com problemas durante a viagem. Mas lembra que é uma prestação de auxílio e não um traslado até a residência do condutor.

“Temos mapeados na rodovia os pontos de apoio que oferecem estrutura e os serviços necessários para que o motorista resolva o problema do veículo e siga viagem. Nesse caso, o operador leva o condutor e o veículo até o ponto mais próximo de onde ele teve problema. É importante que isso fique claro”, orienta.

Se precisar, chame a Rota – Todos os serviços oferecidos pela Nova Rota do Oeste podem ser acionados por meio do 0800 065 0163, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. O setor também dispõe de informações atualizadas sobre as condições de tráfego, intervenções na rodovia, condições climáticas, entre outras situações.