Imprensa

Notícias

Tráfego de veículos é liberado na duplicação em Rondonópolis

A Rota do Oeste liberou nesta segunda-feira (12/10) o tráfego de veículos no trecho de 22,7 km de pista duplicada entre o município de Rondonópolis e o terminal intermodal de cargas da ALL, no km 95 da BR-163. A duplicação no trecho em questão foi concluída no primeiro semestre e imediatamente a Concessionária iniciou a recuperação profunda do pavimento na pista antiga. O trabalho foi concluído na última semana.

Ambos os sentidos da via agora estão adaptados ao padrão de qualidade estabelecido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para rodovias federais, com duas faixas de rolamento de 3,6 metros, acostamento à direita no mesmo nível da pista com 2,5 metros de comprimento, e recuo de 0,6 metros à esquerda da pista.

De acordo com o diretor geral da Rota do Oeste, Paulo Meira Lins, a Concessionária optou por liberar o tráfego nos dois sentidos apenas após a conclusão de toda a recuperação definitiva do pavimento da pista já existente. “Poderíamos liberar o fluxo de veículos assim que concluíssemos a duplicação e retornar para a recuperação da pista antiga posteriormente. Mas o maior prejudicado seria quem utiliza a via diariamente. Por isso, mas vamos seguir desta forma em respeito ao usuário, que merece trafegar em uma BR-163 totalmente nova”, comenta.

Para garantir a mesma qualidade nas duas pistas, a Construtora Norberto Odebrecht, parceria da Rota do Oeste na transformação da BR-163, fez um trabalho minucioso de monitoramento da qualidade de toda a pista já existente para avaliar qual o melhor tratamento a ser utilizado. No caso deste trecho, foi substituído todo o asfalto da via, com a reciclagem de 55.000 m³ da base do pavimento, adição de cimento e, posteriormente, aplicação de 40 mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) em dupla camada. Cerca de 80 integrantes estavam envolvidos nos trabalhos.

Toda a sinalização da rodovia também foi revitalizada com a implantação de 280 novas placas, 10 mil taxas refletivas, 18 mil metros de defensas metálicas, além da pintura de 44 mil metros quadrados de sinalização horizontal.

“O mesmo serviço será executado no restante dos 120 quilômetros que serão duplicados até março de 2016, entre Rondonópolis e a divisa com o Mato Grosso do Sul. Todo o trecho da pista antiga será avaliado com a execução do serviço apropriado em cada ponto”, pontua Lins.

Duplicação

Em menos de um ano a Rota do Oeste já atingiu a marca de 92 km de pista duplicada pavimentada no trecho sul da BR-163. A expectativa é que todos os 120 quilômetros entre Rondonópolis e a divisa com o Mato Grosso do Sul, trecho sob responsabilidade da Concessionária, sejam totalmente concluídos até março de 2016.

Além da duplicação, também seguem a todo vapor a construção de mais de 15 pontes, viadutos e dispositivos de acesso em desnível. Dois deles, no km 107 da BR-163, no entroncamento com a MT-471, e no km 102, que dá acesso ao Aeroporto de Rondonópolis, já foram entregues.