Imprensa

Notícias

Rota Segura encerra temporada de 2016 atendendo 12.500 pessoas

O programa Rota Segura terminou a edição de 2016 com o atendimento de 12.500 pessoas, entre adultos e crianças. A iniciativa, realizada pela Concessionária Rota do Oeste desde 2014, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), busca orientar e conscientizar sobre a segurança no trânsito.

Para o gerente de Sustentabilidade da Concessionária, Pedro Ely, o saldo foi bastante positivo e o envolvimento do público-alvo reflete diretamente no principal objetivo do programa. “Temos o compromisso de levar informações aos usuários quanto à importância de se adotar medidas para evitar e diminuir o impacto dos acidentes. O interesse das pessoas pelo Rota Segura é um ótimo indicativo de que estamos no caminho certo.”

Nessa terceira edição, foram contempladas as cidades de Cuiabá, Várzea Grande, São Pedro da Cipa, Juscimeira, Rondonópolis e Jaciara, que encerrou o programa no último dia 30. As cidades são escolhidas por terem relação direta com a BR-163, sob concessão da Rota do Oeste.

O foco do programa está nas crianças e motoristas profissionais. Para conquistar o público infantil, o Rota Segura leva até as escolas públicas atividades lúdicas, com a presença de palhaços. Ao final, é realizada a distribuição de cartilhas para colorir que remetem à importância da educação no trânsito. Essa frente de atuação conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e tem o objetivo de criar a consciência entre os mais jovens, que terminam cobrando uma boa conduta dos adultos.

Ely conta que as cartilhas fazem muito sucesso entre as crianças e reforça, com brincadeiras, o que é ensinado na ação. “O material traz desenhos com mensagens educativas e dicas sobre os cuidados e equipamentos necessários para, por exemplo, andar de bicicleta e utilizar o cinto de segurança da maneira correta ao andar de carro”, diz. Além das imagens para colorir, a publicação traz atividades, como caça-palavras, jogo dos sete erros e ligue os pontos.

Já os motoristas profissionais, principais usuários das rodovias de Mato Grosso, recebem palestras da PRF preparadas para sensibilizar a categoria sobre a necessidade do cumprimento das regras para evitar acidentes e preservar vidas. As reuniões foram realizadas em postos de combustíveis, no período da noite, com duração aproximada de uma hora, inclusive com a apresentação de vídeos de acidentes reais.

Parada Legal – As atividades de orientação e segurança estão entre as metas da Rota do Oeste. Nos próximos meses, a Concessionária levará à região norte de Mato Grosso o programa Parada Legal, que tem como foco a saúde dos caminhoneiros. A próxima edição ocorrerá este mês em Nova Mutum. Sorriso será contemplado em novembro.