Imprensa

Notícias

Rota do Oeste realiza última edição do Parada Legal em 2016, em Sorriso

A última edição do programa Parada Legal do Oeste, realizado pela Concessionária Rota do Oeste, ocorrerá de 22 a 24 de novembro, em Sorriso. O projeto tem como foco o caminhoneiro, principal usuário da BR-163/364, porém toda comunidade pode usufruir das dezenas de serviços voltados à saúde, segurança e entretenimento. Os atendimentos serão disponibilizados no Posto Redentor, das 8h às 16h. 

Esta é a terceira edição do evento em 2016, que já contemplou 1.500 pessoas este ano. Em maio, o Parada Legal teve como sede Cuiabá e em outubro a cidade de Nova Mutum. A iniciativa conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O gerente de Sustentabilidade da Rota do Oeste, Pedro Ely, frisa que o programa faz parte das ações de conscientização da Concessionária, visando reduzir o número de acidentes na rodovia. Com várias frentes de atuação, o Parada Legal busca sensibilizar os caminhoneiros sobre a importância de praticar uma direção segura, a relevância dos cuidados com a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida durante a viagem.

“Entendemos que o caminhoneiro leva uma rotina cansativa e estressante, com poucos cuidados à saúde, e procuramos apresentar um cenário diferente a eles. A mensagem é passada em um ambiente agradável e descontraído, com oferta de brindes, mesa de frutas, massagem, corte de cabelo e música ao vivo.”

Entre as atividades oferecidas pela Rota do Oeste durante o Parada Legal estão o atendimento médico e psicológico, oferta de exames (glicemia, colesterol, eletrocardiograma), verificação de pressão arterial, frequência cardíaca e saturação de oxigênio, cálculo do índice de Massa Corpórea (IMC), entre outros serviços.

Os participantes têm ainda a oportunidade de assistir à palestra ministrada pela PRF sobre educação no trânsito, esclarecer dúvidas na Ouvidoria Itinerante da Rota do Oeste e utilizar os serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT).

Haverá também um espaço voltado para os danos causados pelo consumo de álcool ao volante, onde os motoristas poderão colocar óculos que simulam reações da embriaguez e ter consciência dos efeitos causados ao organismo. Entre as consequências estão a visão reduzida e distorcida, diminuição do tempo de reação, confusão, alteração de profundidade e percepção de distância e falta de coordenação motora.

Parceiros – Além da PRF e Detran-MT, são parceiros da iniciativa a Universidade de Cuiabá, campus de Sorriso, Cenaic, Telemedicina Brasil, Associação Mato-grossense dos Cegos e Posto Redentor.