Imprensa

Notícias

Rota do Oeste inicia recuperação entre Cuiabá e a Serra de São Vicente

Mais uma frente de trabalho da Concessionária Rota do Oeste entrou em ação esta semana, desta vez no trecho de 174 quilômetros entre Cuiabá e Rondonópolis, com exceção da Serra de São Vicente. Neste primeiro momento o segmento de 40 km entre Cuiabá e o início da Serra, considerado o ponto mais crítico, será priorizado. A previsão é concluir este trabalho ainda em dezembro, antes do pico do escoamento da safra de soja que acontece entre fevereiro e abril do ano que vem.

Os trabalhos são realizados em dois turnos. Durante o dia as equipes atuam na limpeza da faixa de domínio, sinalização da via e desobstrução de bueiros e sistemas de drenagem. À noite são realizadas as obras para recuperação do pavimento.

De acordo com o diretor técnico da Rota do Oeste, Jackson Lisboa, a divisão dos trabalhos foi feita para reduzir os impactos no trânsito e dar mais agilidade ao andamento das obras. “Para evitar longas filas devido à operação de ‘Pare e Siga’, optamos por restaurar o pavimento à noite e durante o dia fazemos os trabalhos mais rápidos e de menor interferência na pista”.

Para garantir a qualidade da via, o pavimento antigo será removido e uma nova camada será aplicada, além do trabalho de recuperação emergencial para eliminar os buracos existentes. Ainda está previsto no escopo a implantação de sinalização horizontal e vertical, roçada e instalação e recuperação de barreiras e defensas metálicas.

A conservação do segmento foi transferida para a Concessionária pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em agosto deste ano com o objetivo de deixar todo o trecho sob concessão com o mesmo padrão de qualidade. Por decisão da ANTT, os trabalhos serão realizados pela Concessionária por um período de nove meses apenas, paralelamente às obras de duplicação, que continuam sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).