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Rota do Oeste faz ajustes no tráfego para redução de acidentes em Lucas

Com uma média de acidentes por quilômetro duas vezes maior do que a registrada no restante da BR-163, o trecho de travessia urbana da rodovia em Lucas do Rio Verde passa a receber alguns ajustes para garantir a segurança dos usuários que trafegam na região. Para isso, a Concessionária Rota do Oeste identificou os pontos considerados críticos e deu início ao processo de fechamento de acessos irregulares e instalação de dispositivos que impeçam conversões proibidas.

Atualmente, a média de acidente da BR-163 em Mato Grosso é de 3,7 por quilômetro, sendo que Lucas do Rio Verde, entre o km 641 e km 691 da rodovia, esta média é de 6,6 por km. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (02), durante reunião com representantes da Câmara Municipal e da Prefeitura do município.

De acordo com o diretor de Operações da Rota do Oeste, Fábio Abritta, todas as intervenções realizadas são previamente alinhadas com a Prefeitura do município e Polícia Rodoviária Federal para garantir a segurança dos usuários. “Estudamos a via e o perfil das ocorrências registradas e só depois apresentamos um plano para redução de acidentes. Assim como foi feito em Sinop, Lucas também passa por um processo de adequação dos acessos à rodovia”.

Tais medidas foram adotadas como forma de antecipar o principal benefício da concessão, que é a redução de acidentes. A principal transformação, que é a duplicação e instalação de dispositivos, passarelas e retornos estão previstos para acontecer a partir de 2017, quando as obras de duplicação deverão chegar ao município.

Em 2016, o canteiro da duplicação será transferido para região norte do Estado para dar início à segunda etapa das obras. Até março, a BR-163 terá 120 km duplicados no trecho sul, entre Rondonópolis e a divisa com Mato Grosso do Sul. Atualmente, 107 km já foram duplicados, dos quais 47,5 estão liberados para o tráfego.

Confira os principais dispositivos previstos

Duplicação de 49,9 km

04 Dispositivos diamante

2 Retornos em nível

01 Retorno desnível

01 Base SAU

Via marginal

02 Passarelas

Aproximação

Em novembro, a Rota do Oeste se reuniu com representantes políticos, comerciais e de produtores rurais para apresentar os projetos das travessias urbanas de Sinop e Sorriso. Além de esclarecer dúvidas sobre as ações que visam reduzir o número de acidentes, o diretor Fábio Abritta também falou sobre a regularização de acessos à rodovia e implantação de dispositivos previstos no Programa de Exploração da Rodovia (PER).