Imprensa

Notícias

Rota do Oeste elimina 10 mil buracos entre Jaciara e Rondonópolis

O Plano de Recuperação Emergencial do trecho de 174 km entre Rondonópolis e Cuiabá completa dois meses nesta sexta-feira, 15 de abril, com mudanças concretas neste segmento. Com seis equipes de recuperação de pavimento e outras cinco para limpeza e roçada, 9.584 buracos foram tapados e mais de 20 quilômetros passaram por recomposição de pavimento nos pontos mais críticos. Fora isso, mais de 767 pontos receberam intervenções e o primeiro ciclo de limpeza completou 89% de toda a extensão. Agora, para acelerar ainda mais os resultados aos usuários, a Rota do Oeste vai ampliar as frentes de atuação com a contratação de mais uma equipe com 36 pessoas e 20 ferramentas entre máquinas e veículos.

A Rota do Oeste atua neste trecho desde outubro do ano passado, mas depois que a situação se agravou em decorrência das chuvas e do tráfego intenso de veículos de carga, a Concessionária deu início a uma força tarefa, em 15 de fevereiro, para a restauração do pavimento. As obras estruturais da rodovia neste ponto, que incluem duplicação e recuperação profunda, são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), mas a Rota do Oeste assumiu a conservação do trecho após solicitação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A Concessionária passou a atuar no segmento para garantir melhores condições de trafegabilidade e segurança aos usuários. Até agora, havia seis equipes trabalhando com cerca de 170 pessoas e mais de 100 máquinas. Durante o dia, as frentes atuam em recuperação emergencial e à noite entram em campo as equipes de recomposição de pavimento. Esta divisão foi feita para reduzir os impactos no tráfego de veículos, uma vez que as pistas precisam ser parcialmente interditadas para a realização dos trabalhos.

Outro avanço importante nos serviços de conservação do trecho de 174 km entre Rondonópolis e Cuiabá, foi a roçada e a limpeza da faixa de domínio, que são realizadas em ciclos, ou seja, antes mesmo de completar toda a extensão, outra equipe já reinicia a roçada nos primeiros pontos de atuação para a manutenção do serviço executado. Isso é importante para que as laterais permaneçam limpas, sobretudo neste período chuvoso, quando a vegetação cresce mais rapidamente.

Neste ciclo também foi feita a revitalização das placas verticais com a lavagem e, quando necessário, substituição do dispositivo. No caso da sinalização horizontal, ela está sendo refeita conforme a recuperação do pavimento é realizada.

O prazo de 90 dias para a conclusão das obras previsto pela Rota do Oeste deve se estender até 15 de maio com melhorias para o usuário também em função do fim das chuvas.

   ​