Imprensa

Notícias

Rodovia dos Imigrantes terá interdição parcial para testes no pavimento

A Concessionária Rota do Oeste realiza entre esta terça-feira, 14 de março, e o próximo dia 24, interdições pontuais ao longo dos 28 km da Rodovia dos Imigrantes, entre Cuiabá e Várzea Grande. Equipes de um laboratório especializado em pavimento realizam a coleta de amostras do solo como preparação para obras de melhorias ao longo da via. Para o serviço, uma das faixas terá de ser interditada e o trânsito será controlado no sistema “Pare e siga” entre 8h e 17h.  

O trabalho servirá para avaliar a qualidade do pavimento na região e indicar qual sua durabilidade. Assim, a Concessionária sabe se poderá aproveitar a estrutura atual em projeto de melhorias para a Imigrantes que está em elaboração. A coleta é realizada por meio de perfuração da borda do pavimento e a retirada de cerca de 60 centímetros a partir do chão.

Está prevista uma grande reformulação para a rodovia dos Imigrantes, com a construção de terceiras faixas, vias marginais, viadutos e passarela de pedestres. A ideia do projeto é tornar a pista mais preparada para receber o número atual de caminhões sem colocar em risco os veículos que transitam na zona urbana, os pedestres e as comunidades no entorno.

A equipe de trabalho conta com oito pessoas e iniciará as intervenções a partir do bairro Distrito Industrial de Cuiabá (km 500), seguindo até o Trevo do Lagarto (km 524), em Várzea Grande.

Serão realizadas duas perfurações por dia, sendo que cada ponto terá uma interdição de 100 metros. A Concessionária programou um intervalo de 10 minutos para liberar o fluxo de cada sentido, a fim de reduzir possíveis transtornos na via, que tem tráfego intenso durante o dia. Logo após as perfurações, a equipe fará a recomposição do pavimento no local do ensaio, a fim de não formar buracos sobre a pista.