Imprensa

Notícias

Parada Legal termina com 2,6 mil atendimentos em 2017

A Rota do Oeste finalizou o projeto Parada Legal de 2017 com 2.656 atendimentos realizados em quatro edições no Estado. A ação passou por Rondonópolis, Cuiabá, Sorriso, sendo encerrada em Nova Mutum nesta quinta-feira (30). Em cada edição são oferecidos gratuitamente serviços de saúde, consultas a veículos, palestras sobre educação no trânsito, orientação nutricional e correção postural aos caminhoneiros. O objetivo é contribuir com a saúde dos motoristas que trafegam pela BR-163, em Mato Grosso. O evento tem apoio da Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com o Gerente de Sustentabilidade da Rota do Oeste, Pedro Ely, o resultado do Parada Legal em 2017 foi positivo. Além da participação das centenas de caminhoneiros, a Concessionária tem conseguido traçar um perfil do usuário da BR-163 para posteriormente elaborar ações e iniciativas voltadas para maior segurança deles nas rodovias.

“Nossa maior preocupação é com a redução de acidentes nas estradas e o cuidado com a saúde tem grande influência nisso. Um condutor que dirige sem saber se ele tem algum problema no coração, pressão alta ou outras doenças pode ser um risco para os demais. Os casos de mal súbito são um exemplo disso. Muitas vezes, o motorista ‘apaga’, perde o controle do veículo e causa um acidente. Só depois quando se apura o fato é que o problema de saúde é identificado”, pontua.

Assim como o destino, a origem de cada caminhoneiro que passa pelo Parada Legal é diferente uma da outra. Vindos de todos os cantos do país, eles trafegam pela BR-163 transportando produtos e mercadorias que serão entregues aos principais centros econômicos brasileiros. O trabalho árduo nem sempre é conciliado com a atenção à saúde. É o caso de Jorge Luiz Ferreira, 43, que saiu de Ponta Grossa, no Paraná e participou do Parada Legal em Nova Mutum.

Ele conta que a correria da profissão dificulta a ida frequente ao médico e que o evento foi uma oportunidade para conferir como está a saúde. “Fiquei aliviado que não apareceu nenhuma alteração. Pelas minhas contas, deve ter uns 10 anos que não vou ao médico”, disse.

Também na edição de Nova Mutum, a técnica em enfermagem, Genise Oliveira, 50, foi acompanhar o namorado João Bosco Carvalho, 55, nos exames. Motorista de caminhão há 33 anos, ele elogia o projeto e conta ser “fã” dos consultórios médicos. “Já participei de ações parecidas nas estradas, mas nada como esta que oferece exame médico, eletrocardiograma. Eu tento ficar em dia com minhas consultas e incentivo os colegas também. Muito motorista acha que é besteira ir ao médico, mas não é”, ressalta.

Números – Em março, a Rota do Oeste realizou a primeira edição do Parada Legal de 2017. Na cidade, foram 721 atendimentos. Em seguida, foi a vez de Cuiabá com 640, Sorriso, com 613 e Nova Mutum com 682.  Nos três anos de projeto, já são mais de 8 mil atendimentos registrados. Para 2018, estão programadas cinco edições no Estado.