Parada Legal abre atividades do movimento Maio Amarelo

O programa Parada Legal do Oeste será realizado em Cuiabá, de 3 a 5 de maio, no Posto Aldo Locatelli, localizado na BR-364, saída para Rondonópolis. Destinada aos motoristas profissionais, a atividade é organizada pela Concessionária Rota do Oeste em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), das 8h às 16h. Esta edição marca a abertura das ações do “Maio Amarelo”, movimento internacional que busca sensibilizar a sociedade sobre o alto índice de mortos e feridos no trânsito.

Como o foco do programa é a saúde e o bem-estar dos caminhoneiros, principal usuário da BR-163, o Parada Legal disponibiliza gratuitamente exames clínicos, como eletrocardiograma, de visão, aferição de pressão, consulta psicológica, testes de stress e de glicemia. Os participantes também têm a oportunidade de receber massagem, consultar a situação de sua carteira de motorista e assistir a palestras educativas sobre o trânsito ministradas por uma equipe da PRF. Todos os serviços são realizados por meio de parcerias.

O gerente Administrativo e de Sustentabilidade da Rota do Oeste, Pedro Ely, destaca que a Concessionária trabalha para aumentar a segurança da rodovia e ações voltadas à saúde dos caminhoneiros contribuem para esse resultado, assim como as palestras de conscientização e as ações do “Maio Amarelo”.

“O Parada Legal tem um foco diferenciado, que é levar o atendimento de saúde ao caminhoneiro, no espaço em que ele está. O programa permite que o usuário faça um check-up gratuitamente e acompanhe como está a saúde, o que pode ser melhorado, o que precisa tratar”, explica o gerente.

Sobre o movimento “Maio Amarelo”, Ely lembra que a preocupação com a redução de mortos e feridos no trânsito deve estar no cotidiano de todos, por isso a Concessionária elaborou um amplo cronograma, que contemplará os mais variados públicos, desde as crianças até os motoristas mais experientes. “O trânsito é composto por todos e a preocupação com a segurança deve ser uma constante tanto nas rodovias, quanto dentro das cidades. Por isso, aproveitamos esse momento de sensibilização mundial para reforçarmos as atividades de conscientização. Contaremos com várias ações no decorrer do mês”.

Este é o terceiro ano consecutivo que a Concessionária realiza o evento, que também conta com edições no interior de Mato Grosso. Em 2017, o município de Rondonópolis sediou a abertura do Parada Legal. O evento desta semana conta com os parceiros Posto Aldo Locatelli, Detran-MT, Unic, Uniorka, Sest/Senat – Despoluir, Polícia Militar Ambiental, Instituto Caixeta, Associação Mato-grossense dos Cegos.

Maio Amarelo - Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, o “Maio Amarelo” busca colocar em evidência o tema segurança viária, mobilizando toda a sociedade, Poder Público e iniciativa privada. O tema deste ano é “Minha Escolha faz a Diferença”.

Marcado por um laço amarelo, o movimento tem como foco promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.