Número de mulheres na BR-163 aumentou mais de cinco vezes no último ano

Em um ano, a presença feminina na Concessionária Rota do Oeste aumentou quase 500% no quadro de integrantes. Em março de 2015, eram 52 profissionais, número que alcançou hoje 295 mulheres. A entrada destas trabalhadoras se intensificou a partir da implantação e operação das praças de pedágio na rodovia. Atualmente elas representam 40% do total de pessoas na Rota do Oeste.

No período de implantação da empresa em Mato Grosso, a grande parte dos integrantes era homens, isso porque as atividades estavam direcionadas às obras, segmento ainda predominantemente masculino. Aos poucos, com a ampliação dos serviços oferecidos e início da arrecadação, as mulheres passaram a ser inseridas no quadro de trabalhadores da Concessionária.

Entre elas, a supervisora de pedágio Aryane Cristina Fernandes, que começou a trabalhar na Concessionária em junho do ano passado e atualmente lidera uma equipe de 37 pessoas. Ela conta que os desafios diários são muitos, mas que são eles que dão força e estímulo para continuar. “A ascensão de nós mulheres no mercado de trabalho mostra o quanto somos capacitadas para exercer qualquer atividade que nos propomos a fazer com o coração e dedicação”.

Além de trabalhar na gestão de pessoas e área administrativa, Aryane também atende os usuários e diz que, apesar da maioria ser homens, ela sempre foi respeitada. “Prezamos pelo bom atendimento. E na maioria dos casos, o respeito é mútuo”.

Atualmente a Rota do Oeste possui cerca de 750 trabalhadores diretos e mais 300 indiretos que atuam na administração e operação da rodovia. Fora isso, ainda possui as equipes que trabalham nas obras, por meio de empresas parceiras. Na duplicação da rodovia em Rondonópolis, por exemplo, foram 4 mil pessoas atuando no pico da obra.