Imprensa

Notícias

Limpeza e roçada da BR-163 ganham reforço no norte

O trabalho de limpeza e roçada da BR-163 foi intensificado na região norte de Mato Grosso pela Concessionária Rota do Oeste, passado o período de chuvas mais intenso. Os primeiros trechos a receberem o reforço das novas equipes e frentes de trabalho são as travessias urbanas de Sorriso e Sinop. Nos próximos dias, a intensificação da atividade contemplará ainda as outras cidades do Norte.

Com o período chuvoso, a vegetação cresce rapidamente e dificulta o uso das máquinas na atividade de manutenção, que permite a retirada do mato. Diante da redução do índice pluviométrico, a Concessionária passa a ter melhores condições de atuar de maneira intensa e restabelecer o serviço de forma satisfatória. A roçada da BR-163 é realizada pela Rota do Oeste a uma distância de quatro metros a partir do bordo da pista, conforme previsto em contrato.

O gerente de Obras da Rota do Oeste, Thales Mariano, destaca que em momento algum o serviço foi suspenso, porém ocorreram adversidades que levaram à necessidade do reforço da limpeza. “Como temos uma extensão grande de travessia urbana, especialmente em Sinop, vai levar uns dias para a população perceber a mudança da paisagem. Mas as nossas equipes já estão em campo, atuando de forma mais rápida possível para atender a demanda”.

A travessia urbana de Sinop tem 22 quilômetros de extensão e desde sábado (8) conta com reforço de maquinário na atividade de roçada. No fim de semana, as equipes aturam principalmente no contorno e região do km 826 da BR-163. Para esta segunda-feira (10), o cronograma prevê a regularização da vegetação na região do km 826, km 831 e km 832. Nos pontos, o maquinário faz o serviço pesado e equipes em solo realizam o acabamento de forma manual.

Em Sorriso, o reforço para limpeza da travessia urbana teve início na quinta-feira (6), quando os pontos que estavam com vegetação receberam uma atenção maior. Na cidade, a maior concentração de integrantes da Rota do Oeste ocorreu no trecho entre o km 751 e o km 756 da BR-163, principalmente os canteiros centrais e contornos.