Imprensa

Notícias

Fetran-MT é realizado esta semana em Jaciara

A segunda etapa do Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito – Fetran de Mato Grosso – é realizada esta semana no Centro de Eventos de Jaciara, onde serão apresentados 14 espetáculos preparados por estudantes e grupos teatrais de seis municípios da região. O encerramento está marcado para sexta-feira (17), às 19h. O Fetran-MT é realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com o apoio da Concessionária Rota do Oeste, empresa responsável pela administração da BR-163 em Mato Grosso.

As apresentações são divididas em categorias de acordo com a idade dos estudantes. Alunos da pré-escola até o 5º ano participam na categoria Infantil, estudantes do 6º ao 9º ano concorrem na categoria Infanto-Juvenil e o Ensino Médio participa da categoria Juvenil. Alunos com necessidades especiais também podem participar na categoria Especial.

Uma novidade da edição deste ano é a participação de grupos teatrais de projetos sociais como os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CRAS), além das escolas particulares e públicas.

Ano passado, cerca mil alunos da rede pública e privada participaram do Fetran no Estado. O evento, criado pela PRF de Mato Grosso em 2004, atualmente é realizado em outros oito estados e no Distrito Federal.

Os vencedores de cada categoria das regionais ganham, além de troféus e medalhas, a oportunidade de viajar a Cuiabá para participar da etapa Mato Grosso. Na Capital, o evento será de 4 a 9 de julho. O transporte dos alunos é custeado pelas prefeituras e a hospedagem e alimentação pela PRF. Os vencedores da etapa Mato Grosso vão para Brasília para participar do encontro nacional do festival, ainda sem data definida.