Imprensa

Notícias

Fetran está com as inscrições abertas

Os grupos de teatro de escolas públicas e particulares de Mato Grosso já podem se inscrever para o Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito – Fetran, o maior festival de teatro para o trânsito realizado no Estado. O prazo das inscrições segue até 15 de abril e elas podem ser feitas gratuitamente pelo site fetran.com.br. As primeiras apresentações ocorrem a partir de maio. Com seis etapas, o Fetran vai percorrer as principais regiões do Estado e a grande final ocorre em Cuiabá.

O Fetran é realizado pela PRF e pela Secretaria de Estado de Educação e conta com o apoio da Concessionária Rota do Oeste, empresa responsável pela administração da BR-163 em Mato Grosso.  Ano passado, cerca mil alunos participaram do evento no Estado e algumas etapas ocorreram simultaneamente ao Programa Rota Segura, que percorre escolas, universidades e transportadores para levar informações e promover a educação para o trânsito.

O evento, criado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Mato Grosso em 2004, atualmente é realizado em outros oito estados e no Distrito Federal, que recebe os vencedores regionais para uma apresentação nacional. Em Mato Grosso, o Fetran 2016 terá seis etapas, são elas Teles Pires, em Sinop, Araguaia, em Primavera do Leste; Guaporé, em Pontes e Lacerda; Aricá Mirim, em Jaciara e etapa Cuiabá em Várzea Grande. O encerramento da Mato Grosso será realizada em Cuiabá. O nome das etapas é uma homenagem aos rios de cada regional.

As apresentações são divididas em categorias de acordo com a idade dos estudantes. Alunos da pré-escola até o 5º ano participam na categoria Infantil, estudantes do 6º ao 9º ano concorrem na categoria Infanto-Juvenil e o Ensino Médio participa da categoria Juvenil. Alunos especiais também podem participar na categoria especial. Uma novidade é que além das escolas particulares e públicas, também podem participar grupos teatrais de projetos sociais como os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CRAS).

Os vencedores de cada categoria das etapas regionais ganham, além de troféus e medalhas, a oportunidade de vir para Cuiabá para participar da etapa Mato Grosso. O transporte dos alunos é custeado pelas prefeituras e a hospedagem e alimentação pela PRF. Os vencedores da etapa Mato Grosso vão para Brasília para participar do encontro nacional do festival.