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Em 30 dias, Rota do Oeste recupera 40 quilômetros de ‘trecho crítico’

Em 30 dias, a Concessionária Rota do Oeste recuperou mais de um terço (40 km) do trecho de 108 quilômetros recém-assumido pela empresa, entre o Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, e o município de Rosário Oeste. Para o restante do trabalho, o ritmo será intensificado com a terceira equipe de obras, que inicia a operação já nesta quarta-feira (30). As equipes trabalham no período noturno para impactar de forma mais suave o tráfego na região.

Assim que este trecho foi transferido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a Concessionária,  em 27 de agosto, a Rota do Oeste iniciou a recuperação emergencial e em menos de 10 dias todos os buracos estavam tapados no local. Após a operação emergencial iniciaram-se as obras de recuperação profunda e superficial do pavimento no segmento entre Várzea Grande e Jangada. Neste ponto, mais de 20 quilômetros já estão reformados. Outra ação realizada nos 108 quilômetros é o reparo de obras de artes especiais, como pontes e viadutos, e de obras de arte correntes, como bueiros.

A boa evolução dos trabalhos é resultado de dois fatores, segundo o diretor da Rota do Oeste, Jackson Lisboa: a capacidade técnica da Odebrecht em obras rodoviárias e a realização de trabalhos noturnos. A partir de agora, com a nova frente partindo de Jangada em direção à Rosário, a expectativa é que em até dois meses a via esteja completamente recuperada e com boas condições de tráfego. “Trabalhamos para que já no escoamento da safra, que começa a acontecer no final de dezembro, a rodovia esteja recuperada e mais segura”, explica Jackson Lisboa.

Estão envolvidos no processo mais de 100 trabalhadores, 30 máquinas e uma equipe de Operações que auxilia na orientação do tráfego. Por serem executadas à noite, as obras requerem mais atenção com relação à sinalização da rodovia para evitar incidentes ou acidentes envolvendo usuários ou trabalhadores.   Para isso são utilizados cones com refletores, torres de iluminação, placas e uniformes adequados. “É indispensável que os usuários redobrem a atenção ao trafegar durante a noite ou, se possível, evitem o deslocamento depois do escurecer”, recomenda Lisboa.

Conservação constante

Assim como ocorre em todo o trecho sob concessão, após a intervenção inicial e recuperação profunda do pavimento, os trabalhos da área de manutenção e conservação não cessam. Equipes de fiscalização e de obras estão constantemente na rodovia para identificar possíveis avarias ou danificações e providenciar a correção.