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Com tecnologia de ponta, obras da BR-163 batem recorde de produtividade

A Construtora Norberto Odebrecht (CNO) bateu um novo recorde de lançamento de asfalto CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) nas obras de duplicação da BR-163 em Mato Grosso. Em setembro deste ano foram produzidas e aplicadas 66.342 toneladas de material, o equivalente a 33,5 quilômetros de rodovia, mais de um quilômetro por dia. O volume é o maior registrado ao longo de toda história da empresa no segmento rodoviário.

O resultado é fruto de um conjunto de iniciativas adotadas e que irão permitir a construção de mais de 100 quilômetros de rodovia ainda em 2015. As obras na BR-163 são fruto do contrato da empresa com Rota do Oeste, concessionária da Odebrecht Rodovias responsável pelas obras de transformação da conhecida “rodovia da soja”, principal via de escoamento do agronegócio no Brasil central.

A performance da CNO na BR-163 superara os resultados de outros grandes projetos como o lote 02 das obras do Rodoanel Mário Covas, em São Paulo, com a produção de 45 mil toneladas por mês, e da Ruta del Sol, na Colômbia, com a produção de 19 mil toneladas por mês.

De acordo com Gerente Administrativo do contrato, Marco Paulo Hosken, a conquista do recorde foi consequência da elaboração de um planejamento executivo adequado a um contrato de longo prazo, além do investimento em tecnologia e equipamentos de ponta.  “Temos um parque industrial moderno e eficiente, que supera todos os canteiros de rodovia instalados no país”.

Entre os principais equipamentos presentes na BR-163, estão duas usinas de asfalto com tecnologia alemã capazes de produzir 240 toneladas de CBUQ por hora, dois acabadores de asfalto com lançamento de 700 toneladas por hora e mais compactadores, transferidores e rolos compressores.

“Todo este aparato, porém, não teria eficiência se não tivéssemos a participação de profissionais capacitados e comprometidos que permitem a boa execução do planejamento”, afirma Marco Hosken.

Cerca de 3 mil pessoas estão mobilizadas em dois canteiros de obras instalados na região sul de Mato Grosso. Em 2016, os canteiros deverão ser transferidos para a região norte do Estado, para dar continuidade ao projeto de duplicação da BR-163. Contratualmente, está prevista a duplicação de 450 quilômetros num prazo de cinco anos.

A nova pista da rodovia, que recebe cerca de 70 mil veículos por dia, dos quais 68% são comerciais, segue padrão estabelecido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com 10,3 metros de largura e 0,08 metros de espessura. Devido ao perfil do tráfego na região, a qualidade do material utilizado e padrões seguidos são indispensáveis para garantia da conservação.