Imprensa

Notícias

Agente Mirim de Trânsito forma cem alunos de duas escolas em Cuiabá nesta quarta (13)

Cem crianças e adolescentes de duas escolas de Cuiabá participam da formatura da 4ª edição do Projeto Agente Mirim de Trânsito nesta quarta-feira (14), às 13h30, no auditório do Ministério Público Estadual (MPE) na capital. As atividades foram realizadas em conjunto pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e Concessionária Rota do Oeste com alunos das escolas municipais de Educação Básica Maria da Glória de Souza (Bairro Baú) e Professor Ezequiel Pompeu Ribeiro de Siqueira (Bairro Araés).

O projeto tem como objetivo capacitar crianças do ensino básico para que sejam agentes mirins do município e multiplicadores das regras de trânsito aos familiares, para que saibam a maneira correta de agir ao trafegar pela cidade.

Pedro Ely, gerente de Sustentabilidade e Qualidade da Rota do Oeste, afirma que tem observado ganhos significativos para o programa a cada edição. “Certamente, tem trazido resultados positivos em Cuiabá. No encerramento vemos a alegria das crianças com essa capacitação e eles recebem certificados e um bloco de multas educativas para autuarem os pais quando cometerem uma infração no dia a dia”, comenta. Na formatura, os autores das melhores redações das duas escolas recebem prêmios.

Durante as atividades desenvolvidas nas escolas três vezes por semana, os estudantes são capacitados por instrutores da Semob que ensinam noções de legislação, segurança no trânsito e cidadania.

Além disso, passam um dia em uma cidade mirim de trânsito, elaborada pela Semob, que é montada nos ginásios de cada instituição de ensino. Na cidade, enquanto alguns se tornam motoristas fictícios, outros fazem o papel de agentes mirins de trânsito praticando o que aprenderam com a capacitação de forma divertida.

Sobre o programa

Segundo a Semob, desde que foi lançado, em maio do ano passado, já foram formados 573 alunos de 11 escolas de Cuiabá (municipais, estaduais e particulares). Este ano, o projeto já formou 223 alunos, com idade entre 7 e 12 anos, de quatro escolas da Capital. Em 2015, foram capacitados 350 alunos de sete escolas.

Além de Cuiabá, a Rota do Oeste possui parcerias com prefeituras de municípios como Sinop, Rondonópolis e, desde 2014, apoiou projetos de agentes mirins de trânsito que formaram 970 alunos nesses três municípios.