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Duplicação da BR-163 avança e Nova Rota desvia tráfego em Diamantino para continuidade do projeto

Com o avanço da duplicação da BR-163/MT, em Diamantino, a Nova Rota do Oeste inicia a segunda alteração no tráfego da rodovia neste sábado (27.01.2024), a partir das 10h para recuperação de mais 6 km da pista já existente. A mudança do fluxo ocorrerá entre o km 512 e o km 518 da BR-163, onde os veículos seguirão viagem pela pista nova, enquanto a rodovia antiga será interditada para atuação das equipes de obras e uso de maquinários. A operação para dar início à mudança do fluxo contatará com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A frente de obras para recuperação da via compõe o projeto de duplicação da BR-163/MT, que contempla ainda a construção de acostamento e canteiro central. Com a alteração do tráfego, a Nova Rota do Oeste chama a atenção dos motoristas para que reduzam a velocidade e sigam as orientações de trânsito repassadas pelos funcionários e sinalização existente.

O gerente Engenharia da Nova Rota do Oeste, Jhonatan Bezerra, reforça que esse serviço é importante para dar continuidade à duplicação da BR-163 e frisa que a mudança no tráfego não trará nenhum transtorno ou prejuízo aos motoristas que percorrem a rodovia. Ele destaca que as pistas (nove e antiga) seguem de forma paralela e têm a mesma extensão. Dessa forma, o percurso a ser percorrido é exatamente o mesmo.

“Fizemos uma alteração recente do fluxo, nessa mesma região, e ocorreu tudo de forma tranquila. O trecho está bem-sinalizado, com as orientações necessárias para que a viagem siga tranquila, sem transtornos. Pedimos mais uma vez a compreensão e cautela dos motoristas”, comenta. 

Com mais essa frente de recuperação da pista antiga, o canteiro de obras nessa frente de serviço passa a ter uma extensão de 11 km. O primeiro desvio ocorreu em dezembro de 2023, dando início à restauração profunda da estrutura entre o km 507 e o km 512 da BR-163. Nesse primeiro trecho de recuperação, as equipes já realizaram toda a reestruturação da base e sub-base e agora entra na etapa de finalização com a construção das camadas superiores, por meio de aplicação do TSD e CBUQ, formando a pista de rolagem. Ao final, é feita a sinalização vertical e horizontal.

O canteiro de obras de duplicação em Diamantino conta com 15 quilômetros de pista nova já em fase de pavimentação da BR-163, entre o km 507 e o km 522, em Diamantino. Os serviços para ampliação da capacidade da rodovia são realizados nas laterais da pista antiga. No sentido norte (Cuiabá/Sinop), os trabalhos são focados na construção do acostamento, enquanto no sentido oposto (Sinop/Cuiabá) as frentes trabalham diretamente na construção de uma nova rodovia (com duas faixas), canteiro central e acostamento. 

A retomada da duplicação da BR-163, por Diamantino, teve início em julho de 2023 e foi possível diante da troca de controle acionário da Concessionária, que passou a ser administrada pela MT Par, uma sociedade de economia mista do Governo de Mato Grosso. Ao todo, esse pacote duplicará 86 quilômetros da BR-163, seguindo sentido a Nova Mutum. O investimento previsto para essa frente de obras é de R$ 618 milhões.