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Com avanço da duplicação da BR-163, Nova Rota desvia tráfego para reconstrução de pista antiga a partir deste sábado (16.12.2023)

A Nova Rota do Oeste desviará o tráfego da BR-163, em Diamantino, a partir deste sábado (16.12.2023), às 10h, para início da reconstrução da rodovia entre o km 507 e o km 511+500. O serviço faz parte do escopo de trabalho da duplicação, construção de acostamento, canteiro e recuperação total da pista antiga. A Concessionária pede atenção aos motoristas que percorrem a região.

Com a interdição da pista antiga, o fluxo de veículos seguirá viagem pelo trecho de 5 quilômetros da BR-163 recém-construído, situado ao lado da rodovia já existente. O segmento recebeu a sinalização horizontal e vertical para orientar os motoristas durante o percurso. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apoiará na operação de tráfego.

O gerente de Engenharia da Nova Rota do Oeste, Jhonatan Bezerra, explica que o desvio do tráfego não trará nenhum prejuízo ou transtorno ao motorista, visto que ele seguirá o percurso idêntico ao anterior, porém em pista lateral nova e sinalizada para atender essa demanda.

Destaca ainda que a medida é adotada pela Concessionária para que a duplicação e reconstrução da via já existente ocorram de forma simultânea, garantindo mais agilidade à obra e à entrega do trecho para a população.

Atualmente, o canteiro de obras de duplicação em Diamantino conta com 15 quilômetros de pista nova já em fase de pavimentação da BR-163, entre o km 507 e o km 522, em Diamantino. Os serviços para ampliação da capacidade da rodovia são realizados nas laterais da pista antiga. No sentido norte (Cuiabá/Sinop), os trabalhos são focados na construção do acostamento, enquanto no sentido oposto (Sinop/Cuiabá) as frentes trabalham diretamente na construção de uma nova rodovia (com duas faixas), canteiro central e acostamento.

A retomada da duplicação da BR-163, por Diamantino, teve início em julho deste ano e foi possível diante da troca de controle acionário da Concessionária, que passou a ser administrada pela MT Par, uma sociedade de economia mista do Governo de Mato Grosso. Ao todo, esse pacote duplicará 86 quilômetros da BR-163, seguindo sentido a Nova Mutum. O investimento previsto para essa frente de obras é de R$ 618 milhões.