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BR-163/MT é cenário de simulado com produtos perigosos

 A Nova Rota do Oeste realiza a 8ª edição do Simulado de Sinistro com Produto Perigoso nesta quarta-feira (20.09.2023), às 9h, em Nova Mutum com a participação de todos os órgãos envolvidos no atendimento a esse tipo de ocorrência. O treinamento ocorrerá na base de atendimento SAU 13, localizada no km 592 da BR-163, e contará com o envolvimento de dois veículos de carga e um de passeio, incluindo vítimas. Então, se você estiver passando pela rodovia e se deparar com uma megaoperação, não se assuste: estamos em treinamento.

A capacitação tem como foco central preparar as equipes para o atendimento de ocorrências com produtos perigosos no trecho sob concessão da BR-163/364, aperfeiçoar os procedimentos operacionais e gerar sinergia entre os entes responsáveis para atuar em situações que envolvem produtos dessa natureza. A medida visa prestar um atendimento cada vez mais especializado aos que percorrem a rodovia, com o alinhamento das ações desde 2015, quando iniciaram os atendimentos operacionais.

A gerente de Operações da Nova Rota do Oeste, Bárbara Nathane, explica que o trabalho diante de sinistros dessa natureza sempre esteve entre as preocupações da Concessionária e, com o crescimento da circulação de veículos carregados com etanol e a ampliação das plantas produtivas do combustível em Mato Grosso, a atenção passa a ser redobrada.

“Com o aumento da circulação desse tipo de produto, cresce também a incidência de ocorrências e a atuação deve ser especializada. Para se ter uma ideia, de janeiro a agosto desse ano tivemos um aumento de 27% no número de ocorrências em comparação ao mesmo período do ano passado. Quando registramos um acidente com carga perigosa, muda a dinâmica na rodovia: precisamos acionar recursos de vários órgãos envolvidos, geralmente tem o fechamento da pista por um período para garantir a segurança e precisamos aguardar a presença do Corpo de Bombeiros para que as providências adequadas sejam tomadas”, explica.

Nesta edição, a Nova Rota e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vão criar um cenário que simula a colisão entre dois veículos de carga carregados com etanol e fertilizantes cedidos pela Inpasa e TransCamila, que também são parceiros da ação. Na sequência, um terceiro motorista conduzindo um automóvel tentará desviar do primeiro acidente e capotará. Assim, dando início a todos os procedimentos necessários, como acionamento imediato da Nova Rota do Oeste, por meio do Centro de Controle Operacional (CCO), que passa a dar todos os comandos e entrar em contato com os órgãos de atuação.

Como protagonista dos atendimentos envolvendo carga perigosa está o Corpo de Bombeiros, que detém o treinamento e os equipamentos necessários para avaliar a área afetada, os produtos transportados e identificar quais medidas devem ser adotadas com a segurança recomendada para proteger a todos: os profissionais que trabalham na rodovia, quem sofreu o acidente e quem percorre a região durante a ocorrência.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem a missão de, junto com a Nova Rota do Oeste, sinalizar a ocorrência, fechar a pista quando necessário e orientar os usuários. À Concessionária cabe ainda a missão dos serviços operacionais (como limpeza da pista, remoção dos veículos, resgate, entre outros) com autorização do Corpo de Bombeiros.

 

Também participam dos atendimentos (e do Simulado):

Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer): no apoio e transporte às vítimas, quando necessário;

Defesa Civil de Mato Grosso:  caso o derramamento da carga atinja leito hídrico;

Perícia Oficial e Identificação (Politec): em ocorrências graves e/ou com mortes;

Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema): identificando o dano ambiental eventualmente provocado;

RG Response e Ambipar Response: atuam na limpeza especializada do material derramado e descontaminação;

A ANTT participa do simulado tanto na promoção, quanto na avaliação de todos os procedimentos adotados. Como ente fiscalizador do contrato de concessão da BR-163, a Agência tem a missão de representar os interesses dos motoristas, sempre avaliando as medidas adotadas pela concessionária.