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Recuperação estrutural da BR-364 tem início entre Jangada e Rosário Oeste

O trabalho de recuperação estrutural da BR-364 será iniciado esta semana e vai abranger todo o trecho entre Jangada e Rosário Oeste, com frentes de serviço dia a noite. Com isso, o tráfego será operado em ‘Pare e Siga’ por cerca de 18 horas, diariamente. Esta intervenção é inédita na rodovia e fundamental para ampliar a vida útil do pavimento e a segurança viária. Nesta obra, a Concessionária Rota do Oeste investirá R$ 25 milhões, custeados com valores arrecadados pelo pedágio. A obra será realizada durante todo o período de estiagem com previsão de encerramento em novembro. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuará junto à Rota do Oeste na organização do tráfego e orientação aos motoristas.  

De acordo com o cronograma da Rota do Oeste, nesta segunda e terça-feira (18 e 19.07.2022), as equipes atuarão em um trecho duplicado (localizado no km 502 da BR-364, em Jangada) para finalizar o ajuste dos maquinários. Esta etapa não afetará os motoristas que percorrem a rodovia.

A partir de quarta-feira (20.07.2022), os maquinários pesados e a equipe passam a trabalhar no segmento com pista simples – a partir do km 507 (em Jangada) seguindo sentido Rosário Oeste (até o km 540), demandando a operação de tráfego em ‘Pare e Siga’. Ao todo, serão recuperados 40 quilômetros de faixa em trechos que o pavimento está com a base comprometida.

Para o trabalho, a Rota do Oeste mobiliza uma equipe composta por 40 pessoas. A obra conta também com um comboio formado por sete equipamentos de grande porte, que atuam enfileirados em uma sequência de trabalho simultâneo. Por isso, para garantir a segurança viária e de todos que trabalham no local, os condutores devem respeitar a sinalização e as orientações repassadas no canteiro de obras.

O gerente de Obras e Conservação da Rota do Oeste, Jhonatan Bezerra, explica que a recuperação estrutural do pavimento é um serviço complexo e que demanda mais tempo de atuação em comparação às obras de recuperação funcional neste segmento da BR-364. Explica que essa intervenção é necessária devido as altas demandas de transporte de carga resultando em patologias no pavimento (deformações, trincas), danos não só na superfície de rolamento, como também na estrutura da rodovia diminuindo a sua vida útil.

“A recuperação estrutural vai muito além do recapeamento. É um processo de reconstrução parcial da estrutura do pavimento com emprego de equipamentos próprios para esta finalidade. Utilizam-se materiais existentes na estrutura, cimento Portland, agregados adicionais (quando necessário) e água, em proporções previamente definidas no projeto de dosagem. A reciclagem irá abranger a camada de base, que é a estrutura que dá suporte para o CBUQ. É a base que recebe todos os esforços oriundos do tráfego, distribuindo-os adequadamente às camadas subjacentes. Nesse trecho da BR-364, onde há um intenso fluxo de veículos de carga, há uma necessidade inadiável para essa intervenção. A Rota do Oeste estava aguardando o período seco para dar início aos trabalhos, que dependem desse clima para ser mais efetivo”, explica o gerente.

Recuperação estrutural – A tecnologia empregada na obra é nova em Mato Grosso e compreende algumas etapas. Inicialmente, é feita a recuperação da base por meio do comboio de sete veículos pesados, que de forma simultânea e sincronizada espalha o cimento sobre o pavimento existente, em seguida são realizadas a desagregação do pavimento e a incorporação na camada de base, mistura e homogeneíza “in situ”, compacta e realiza o acabamento. A espessura da camada será de 30 centímetros. Após a cura dessa estrutura, entra na etapa de aplicação do Tratamento Superficial Duplo (TSD), usado como camada de antirreflexão (impedindo que trincas da camada de base reflita para o novo pavimento); e por fim, após três dias de cura da etapa anterior, é aplicada a capa asfáltica de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). 

Pare e Siga e a presença da PRF - Diante de toda a complexidade da obra, é necessário que o tráfego seja operado em ‘Pare e Siga’ na maior parte do tempo. Assim, a programação da Rota do Oeste prevê a operação de tráfego em apenas uma faixa dia e noite.

Segundo o cronograma, as equipes trabalharão das 6h às 18h com o tráfego sendo operado em ‘Pare e Siga’. Será empregada sinalização de obras no período noturno, para garantir o tempo mínimo de ‘cura’ do material.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Francisco Élcio, alerta os motoristas sobre a importância de respeitar as normas de trânsito e seguir todas as orientações repassadas pelas equipes de obras, da Rota do Oeste e também pelos PRFs que estarão no local para reforçar a segurança viária.

O superintendente Francisco reforça ainda que, apesar do transtorno que haverá neste momento aos motoristas, esta era uma obra aguardada por todos e muito cobrada pela PRF, visto que o segmento da BR-364 já está muito desgastado e não suporta mais o tráfego nas condições atuais.

“Entendemos que a obra vai afetar muito a vida de quem passa pela rodovia, mas pedimos paciência e compreensão. Essa recuperação estrutural era um anseio antigo dos motoristas e da própria PRF. Estamos acompanhando de perto todo o trabalho da Rota do Oeste, principalmente no que se refere à segurança viária. Vamos dar o apoio na operação de tráfego e avaliar toda a sinalização de obras e informações necessárias para impactar o menos possível na vida do motorista”.

*Sinalização e avisos* – Para alertar os motoristas sobre os pontos com obras, indicando a necessidade de reduzir a velocidade e aumentar a vigilância no trajeto, a Rota do Oeste elaborou um plano especial de sinalização e comunicados, distribuídos na região da frente de atuação e no universo virtual.

Nas praças de pedágios de Jangada (PP 05) e Diamantino (PP 06), foram instaladas placa de sinalização indicando a presença das equipes logo à frente. Também serão distribuídos panfletos nas cabines de cobrança com informações sobre as equipes em campo.

Na rodovia serão instaladas placas de sinalização de obras nas dimensões de 3x4 metros, estarão dispostos os Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) em pontos estratégicos para alertar sobre as obras e ainda serão disponibilizados dois cones gigantes infláveis para chamar a atenção dos motoristas.

Na internet, a Rota do Oeste disponibilizará comunicados sobre os pontos de obras quatro vezes ao dia, sendo três boletins de tráfego informando as condições de tráfego às 7h30, às 11h30 e às 16h; e um boletim divulgado às 19h, indicando os pontos com obras no dia seguinte. Dessa forma, o motorista tem condições de planejar a viagem e saber onde haverá obras e operação de tráfego em ‘Pare e Siga’ com antecedência.

Os motoristas também podem entrar em contato via telefones da Rota do Oeste (0800 065 0163) e da PRF (191), que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, sempre com informações atualizadas sobre tudo o que acontece no trecho sob concessão da BR-163/364.