Paz na BR: atitudes que salvam vidas no trânsito

Paz na BR: atitudes que salvam vidas no trânsito

Buzinar exageradamente, fazer manobras sem sinalizar e dirigir “colado” a outro veículo são algumas das atitudes que estressam motoristas no trânsito. O stress elevado pode levar a consequências mais graves, como brigas e até agressões físicas. Para evitar este tipo de situação, na semana do Dia Nacional da Paz no Trânsito, a Concessionária Rota do Oeste apresenta hábitos que devem ser repensados tanto por condutores, quanto por passageiros e pedestres.

Uma pesquisa da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, apontou que um motorista com sinais de irritação ou stress possui até 10 vezes mais chances de se envolver em um acidente de trânsito, incluindo brigas e confrontos.  Ainda de acordo com o estudo, pequenas atitudes e desrespeitos à legislação de trânsito influenciam no comportamento de condutores.

No Brasil, o 21 de abril é lembrado como o Dia Nacional da Paz no Trânsito. A data é marcada por ações de conscientização voltadas para a redução de brigas, incidentes e confrontos no trânsito.

O gerente de Operações da Rota do Oeste, Wilson Ferreira, destaca que no caso da BR-163, por ser uma rodovia com grande movimento, qualquer tipo de briga ou desafeto, pode resultar em acidentes envolvendo dois ou mais veículos. “Imagine se um motorista decide parar na pista para brigar com outro e neste momento, outros veículos se aproximam, podendo levar a um choque, engavetamento ou outro tipo de colisão. Por isso, orientamos que os condutores jamais caiam em provocações no trânsito”, destaca Ferreira.

Caso se envolva em alguma briga de trânsito, a orientação é que o usuário procure um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o registro da ocorrência. Nas situações em que necessite de atendimento clínico (agressões, ferimentos e machucados), o usuário também pode acionar a Rota do Oeste pelo 0800 065 0163 ou procurar uma das 18 bases de atendimento da Concessionária.

O que não fazer no trânsito para evitar brigas?

  • Buzinar em excesso
  • Dirigir próximo ao veículo da frente
  • Mudar de faixa repentinamente e sem dar seta
  • Ocupar duas vagas de estacionamento
  • Tentar ultrapassagens por várias vezes seguidas
  • Xingar outro motorista ou responder a xingamentos