Imprensa

Notícias

Uma possibilidade a mais de aprendizado

Entre as possibilidades de aprendizado profissional para quem não tem tempo durante o período de aulas está o programa de estágio de férias, que abre aos estudantes a oportunidade de aprender durante o tempo livre. A estudante de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Géssica de Siqueira, 22, participa pelo segundo ano consecutivo do Programa de Estágio de Férias oferecido pela Odebrecht, por meio da Concessionária Rota do Oeste, e vê na iniciativa uma grande oportunidade de entrar em contato com uma empresa multinacional. A Odebrecht é apontada como Empresas dos Sonhos dos Jovens, segundo pesquisa da Cia. de Talentos realizada em parceria com a Nextview People. 

Na primeira experiência, em janeiro deste ano, ela pode acompanhar a rotina do Centro de Controle Operacional (CCO). Agora em julho, está estagiando na área de Pessoas & Organização (Gestão de Pessoas). “O estágio é muito bem planejado e me permite ter contato com diversas áreas e profissionais experientes e um aprendizado muito amplo. No primeiro dia já fui informada qual seria a minha função. Essa organização favorece muito conhecimento logo no início do trabalho”, declara a estagiária. 

Géssica comenta ainda que a disposição para aprender durante as férias pode dar bons resultados no futuro, quando terminar a faculdade. Além do aprendizado na prática, destaca que a participação no estágio de férias pode abrir portas tanto na Concessionária, quanto no mercado local.

O Programa de Estágio de Férias é realizado pela Odebrecht em todo o Brasil desde 2011 e já ofereceu a mais de mil universitários a oportunidade de viver uma experiência prática do conhecimento adquirido em sala de aula, além de permitir uma aproximação e troca de experiências com profissionais muito experientes.

Neste mês, 53 estudantes dos cursos de engenharia civil, mecânica, elétrica, ambiental, química, de produção, de petróleo, assim como administração, ciências contábeis, economia, sistemas de informação e publicidade e propaganda participam do estágio que acontece em projetos como a linha 5 do metrô de São Paulo, a Usina Hidrelétrica de Baixo Iguaçu, no Paraná, a Fábrica de Escolas do Amanhã, no Rio de Janeiro e a Via Metropolitana Camaçari-Lauro de Freitas (BA-093), na Bahia.

Os estudantes candidataram-se em abril de 2016, cuja edição teve número recorde de inscritos. Foram recebidas 27.469 candidaturas, número 75% superior maior do que no semestre passado e 22% superior ao recorde prévio, de julho de 2015.

O Programa de Estágio de Férias é realizado a cada semestre (nos meses de janeiro e julho) e os estudantes aprovados recebem bolsa-auxílio e benefícios (vale-refeição, vale-transporte e seguro de vida). O estágio é de seis horas diárias para alunos de universidades públicas e privadas, que cursam entre os 6º e o 8º semestre.

As inscrições para a próxima edição do programa têm início em agosto de 2016 por meio do site www.odebrecht.com.br