‘Rota Segura’ promove a segurança no trânsito em Sinop

A partir desta segunda-feira (25), Sinop recebe as equipes do programa ‘Rota Segura’ para mais uma semana de atividades voltadas para educação e segurança no trânsito. A Concessionária Rota do Oeste, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Patrulha do Trânsito visitarão escolas, o campus da Universidade Federal de Mato Grosso e postos de serviços para levar informação e diversão a pedestres e motoristas. A programação ainda conta com o Festival Estudantil Temático para o Trânsito (Fetran) e segue até sexta-feira (29).

As atividades ocorrem durante o dia nas escolas e à noite na universidade e em postos de serviços. Assim, o projeto atinge os principais alvos para a transformação do trânsito em um espaço seguro, que são os motoristas profissionais e as crianças, que tanto atuam fiscalizando o meio em que vivem como representam os futuros condutores.

Nas escolas visitadas, a Patrulha do Trânsito anima as crianças ao mesmo tempo em que transmitem as mensagens de segurança e ensinam sobre as leis de trânsito. As crianças receberão também um jogo de tabuleiro que simula uma viagem ao longo da rodovia, passando pelas cidades e biomas que integram Mato Grosso. No jogo, o desafio é superar obstáculos como as infrações de trânsitos.

Para os adultos, a PRF faz palestras em locais onde os motoristas se encontram, como em postos de serviços. No último dia do projeto, sexta-feira (29), será realizada uma Blitz Educativa com abordagem aos usuários do trânsito. Em Sinop, a Blitz está marcada para acontecer na Praça Plínio Galegári, a partir das 8h30.

“Buscamos a conscientização de todos os usuários do trânsito. Com jogos, teatro e música conseguimos envolver as crianças neste processo e torná-los agentes multiplicadores destas informações”, comentou o gestor de Responsabilidade Social da Rota do Oeste, Adherbal Vieira.

FETRAN

De 25 a 30 de junho, Sinop vai sediar a 3ª etapa do Festival Estudantil Temático para o Trânsito (Fetran) com apresentações de peças encenadas por estudantes de todo o Estado. Nesta etapa, jovens de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop participam da disputa na briga por uma vaga para o encerramento em Cuiabá, no mês de julho.

As peças precisam, necessariamente, abordar questões ligadas ao trânsito e os melhores nas categorias Infantil, Infanto-Juvenil e Juvenil vão para a final. O agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) André Luiz Ferreira conta que o festival está em sua 12ª edição e mobiliza jovens e crianças para discutir e debater sobre o tema. “Por onde passamos percebemos a mobilização das escolas e dos jovens para participarem do Fetran”.

Além de Sinop, o Fetran passa por Comodoro, Campo Verde, Primavera do Leste e Várzea Grande antes da grande final em Cuiabá. As apresentações que mais agradarem o público e os jurados vão para Brasília, participar da Semana do Trânsito.

A abertura do espetáculo será na segunda-feira (25), às 19h, no ginásio Dante Martins de Oliveira e o festival segue durante a semana com duas apresentações por dia, às 14h e 19h.

Sobre o ‘Rota Segura’

Realizado pela Concessionária Rota do Oeste, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, o programa ‘Rota Segura’ tem o objetivo de conscientizar crianças, jovens e adultos sobre as leis de trânsito e boas atitudes por meio de palestras e atividades lúdicas e artísticas. As atividades são desenvolvidas em escolas, universidades, empresas, postos de combustível e praças públicas dos municípios localizados no trecho sob concessão da BR -163 em Mato Grosso. Em 2014, quando teve início, o programa atingiu 40 mil pessoas em seis cidades lindeiras da rodovia. Este ano, o programa foi ampliado para 11 cidades e deve atingir 45 mil pessoas.