Imprensa

Notícias

“Rota Segura” encerra primeira edição com novidades

A primeira etapa do programa “Rota Segura” encerrou nesta sexta-feira com a participação de mais de mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. A novidade dessa edição foi a apresentação da palestra para estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ampliando o público da iniciativa promovida pela Concessionária Rota do Oeste, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“A intenção da Rota do Oeste é promover um trânsito mais seguro nas rodovias e dentro das cidades. A inclusão dos universitários vem para ampliar a nossa abrangência. Nas outras duas edições priorizamos as crianças, que são multiplicadoras de informações e serão condutores um dia, e os motoristas profissionais, que passam boa parte da vida dirigindo”, explica o coordenador de Sustentabilidade da Concessionária, Pedro Ely.

Além das estudantes da UFMT, alunos de cinco escolas municipais foram contemplados com palestras educacionais sobre a importância de seguir as regras de trânsito e o impacto negativo da má conduta diante do volante. Para os alunos da rede municipal, a mensagem foi levada de forma lúdica, com atividades envolvendo brincadeiras temáticas com a participação de palhaços.

Funcionários de três empresas também participaram da iniciativa. Este público contou com palestra diferenciada, ministrada pela PRF, que apresenta vídeos com casos concretos e trágicos, resultado da imprudência no trânsito.  Esse mesmo formato foi levado aos acadêmicos da UFMT.

O inspetor da PRF, Erick Abdallah, frisa que procura manter um diálogo franco e claro, mostrando situações reais. “A imprudência no trânsito mata e quem tem que ligar para os familiares avisando que o ente querido não voltará, somos nós da PRF. Infelizmente, fazemos isso todos os dias”.  

“Rota Segura” – Como foi decretado feriado no dia 23 de junho, data em que a Tocha Olímpica passou por Cuiabá e Várzea Grande, a Rota do Oeste e a PRF tiveram que suspender as palestras programadas para esse dia. Para não prejudicar o cronograma, nos dias 4 e 5 de julho as atividades serão realizadas em cinco escolas municipais de Várzea Grande.

Em 2016, serão realizadas quatro edições do programa, que vão abranger seis municípios por onde passa a BR-163. As próximas cidades que receberão o programa são Juscimeira, São Pedro da Cipa, Rondonópolis e Jaciara.  Promovido pelo terceiro ano consecutivo, o “Rota Segura” já atingiu cerca de 85 mil pessoas.