Imprensa

Notícias

Rota do Oeste reforça equipe de obras no trecho entre Rondonópolis e Jaciara

A um mês de concluir os trabalhos de conservação no trecho entre Rondonópolis e Cuiabá, a Concessionária Rota do Oeste iniciou mais uma frente de obras de recomposição de pavimento. A equipe, que conta com aproximadamente 40 pessoas e 15 máquinas e sete veículos, vai somar às outras seis frentes que estão em atuação no segmento de 174 km.  Até agora, mais de 40 km quilômetros de asfalto foram reconstruídos e executados reparos localizados em mais de 1,8 mil pontos.

As obrigações de realização das obras estruturais, ou seja, de recuperação profunda do pavimento e duplicação da pista neste ponto são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (DNIT), órgão do Governo Federal. Porém, a fim de garantir melhores condições de trafegabilidade e segurança, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) solicitou que a Concessionária Rota do Oeste assumisse, por um período de nove meses, os trabalhos de conservação do trecho para solucionar os problemas crônicos existentes no pavimento.

Assim que a responsabilidade foi transferida, em setembro de 2015, a Rota do Oeste deu início à restauração do pavimento no segmento compreendido entre Cuiabá e o início da Serra de São Vicente, na época o ponto mais crítico. Após o término do período chuvoso, em fevereiro, foi iniciado o Plano de Recuperação do Trecho entre Cuiabá e Rondonópolis, que envolveu equipe de cerca de 200 homens e 80 máquinas. “Eliminamos os buracos, limpamos as margens e canteiros e ainda estamos implantando a sinalização. Agora os usuários podem trafegar por um local mais seguro”, afirmou o gerente de obras da Concessionária, Thales Mariano.

No próximo mês, em junho, a Rota do Oeste deverá entregar o trecho novamente ao DNIT. As obras de duplicação entre Cuiabá e Rondonópolis foram contratadas pelo órgão, antes mesmo da Rota assumir o trecho.