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A Rota do Oeste, empresa da Odebrecht TransPort, será responsável pela duplicação, recuperação, conservação, manutenção e implantação de melhorias da BR-163, entre os municípios Itiquira (MT) e Sinop (MT), um trecho com extensão de 850,9 quilômetros. A rodovia, que recebe cerca de 72 mil veículos diariamente, tem um importante papel na infraestrutura logística do País. É o principal meio de escoamento da produção agrícola da Região Centro Oeste, que responde por mais de 30% da produção nacional.
Durante os 30 anos de concessão, a BR–163 receberá investimentos de R$ 5,5 bilhões. Nos cinco primeiros anos, quando serão investidos R$ 2,8 bilhões, está programada a duplicação de um trecho de 453,6 km entre a divisa com Mato Grosso do Sul até Rondonópolis, de Posto Gil a Sinop, além da Rodovia dos Imigrantes. Serão gerados três mil empregos diretos no pico das obras e outros 500 empregos diretos na operação.
Parte da rodovia (113,9 km) já está duplicada e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) duplicará 281,1 km, entre Rondonópolis e Cuiabá, (km 128,7 ao km 261,9), passando por Jaciara (km 278,9 ao km 315,4) e do Trevo do Lagarto até Rosário Oeste (km 353,5 ao km 464,9). A manutenção e conservação deste trecho serão transferidas para a concessionária após a conclusão das obras, previstas para serem entregues em até quatro anos.
Os trabalhos iniciais, que envolvem tapa-buraco, recuperação da sinalização, limpeza e roçada da faixa de domínio, começam em até 120 dias após a data da assinatura de contrato, realizada dia 12/3, e serão concluídas durante o primeiro ano de concessão. As obras devem começar após a obtenção da Licença de Instalação, processo que está sendo conduzido pela Empresa de Planejamento e Logística.
Alguns serviços aos usuários como ambulância, guincho leve e pesado começarão a ser oferecidos em até seis meses. A concessão implantará um plano de segurança para a rodovia, trazendo mais segurança e conforto ao motorista que passará a contar com socorro médico e mecânico 24 horas e rodovia 100% monitorada, com câmeras a cada dois quilômetros. O contrato também prevê a implantação de vias marginais em travessias urbanas, 11 passarelas e melhorias de acesso. Para a cidade de Rondonópolis, será implantando um contorno de 10,9 km.
A empresa realizou estudos aprofundados que reconheceram o enorme potencial do setor de agronegócio no Centro Oeste, considerando que o PIB de Mato Grosso cresce mais do que o PIB do Brasil como um todo. A rodovia atravessa 19 municípios no trecho concedido, incluindo cidades que formam o centro produtivo do estado, como Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.
A concessionária Rota do Oeste venceu o leilão oferecendo o menor valor de tarifa para o pedágio, de R$ 2,638 para cada 100 quilômetros, o que representou um deságio de 52,03% em relação ao teto de R$ 5,55 estabelecido em edital. No total, serão nove praças de pedágio que somente começará a ser cobrado quando pelo menos 10% (45,3 km) da duplicação estiver concluída.
Criada em 2010, a Odebrecht TransPort desenvolve, implanta, opera e participa de empreendimentos nas áreas de rodovias, mobilidade urbana, sistemas integrados de logística e aeroportos, contribuindo para o desenvolvimento e a competitividade do país e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e das comunidades onde atua. Com 19 ativos, empregas seis mil pessoas.
Com a conquista da BR-163, a Odebrecht TransPort passa a administrar 1.550 quilômetros de rodovias. Os 700 quilômetros atuais sob sua gestão estão divididos em seis concessões, localizadas em São Paulo, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. Por essas rodovias circulam hoje 250 mil veículos por dia. A Rodovia D. Pedro I, no interior de São Paulo, foi classificada como a 3ª melhor do País, seguindo pesquisa da Confederação Nacional de Trânsito.