Imprensa

Notícias

Rota do Oeste inicia recuperação asfáltica na travessia urbana de Sorriso

A Concessionária Rota do Oeste iniciou nesta semana a recuperação do pavimento nos pontos mais críticos na travessia urbana de Sorriso, localizada do quilômetro 746 ao 760 da BR-163. Foram disponibilizadas para a operação 32 pessoas, cinco máquinas e onze caminhões.

Os trabalhos começaram no dia 5 de julho, e a equipe de obras realizou a fresagem da pista, que retira a camada superficial danificada do asfalto, a partir do km 745, nos dois sentidos da rodovia. “O processo de recuperação de toda a travessia em Sorriso deve ter a duração de mais 45 dias”, informou o gerente de obras da Rota do Oeste, Thales Mariano.

Até esta sexta-feira (15), foram restaurados os pontos mais danificados do pavimento entre os quilômetros 745 e 746 da BR-163, nos dois sentidos da pista. Em alguns pontos do pavimento, foram identificadas ondulações e depressões na rodovia, que são reparados conforme a equipe avança.

Após a retirada da camada asfáltica, é realizada a recomposição do asfalto com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (Cbuq) nos trechos em que o pavimento apresenta problemas como escorregamento ou trincas. Por dia, é utilizada uma média de 150 toneladas de asfalto. Logo em seguida à recuperação asfáltica, é feita nova pintura da sinalização horizontal nos locais onde o pavimento foi recuperado.

Já na travessia urbana de Nova Mutum, localizada do quilômetro 592 a 600, as atividades de conservação realizadas na última semana incluíram limpeza de bueiros e de drenagem, roçada da faixa de domínio e canteiros. Esse trabalho é feito constantemente pelas equipes de conserva para manutenção das travessias urbanas.