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Rota do Oeste inicia aplicação de asfalto na ‘nova’ BR-163, em Rondonópolis

A Concessionária Rota do Oeste deu início na última sexta-feira (17) à aplicação de pavimentação asfáltica nas obras de duplicação da BR-163, do trecho que vai do Terminal Intermodal de Cargas da ALL, até o município de Rondonópolis. A duplicação dos 25 km marcou o início dos trabalhos da Rota do Oeste em Mato Grosso e será o primeiro trecho a ser entregue. Cerca de 1.500 integrantes trabalham diretamente nas obras que vão transformar BR-163 em uma rodovia mais segura. Apenas na frente de aplicação do asfalto, são 50 integrantes trabalhando. Os trabalhos na obra de duplicação são de responsabilidade da construtora Odebrecht Infraestrutura.

O asfalto usado, chamado de Concreto Betuminozo Uzinado à Quente (CBUQ), é mais recomendado para rodovias de tráfego pesado. De acordo com o diretor de Engenharia da Concessionária, Jackson Lisboa, o material será aplicado em duas camadas e terá 10 centímetros de espessura, com uma durabilidade de cerca de dez anos. “Hoje a Odebrecht Infraestrutura trabalha com a aplicação numa média de 2,5 km de pista por dia. A meta é acelerarmos este processo”, destacou.

Os trabalhos começaram no km 97 da rodovia, próximo ao trevo de acesso ao terminal da ALL. Segundo Lisboa, nenhuma alteração precisará ser feita no trevo, considerando que o local já está preparado para as obras de duplicação da rodovia. “Esta área já está duplicada e não precisará de intervenção. A duplicação da rodovia será apenas ligada ao trecho já concluído”, comentou.

Para realizar o serviço, a Odebrecht Infraestrutura conta com uma usina de produção do CBUQ no canteiro de obras, dado o volume de material que será necessário. Este material é encaminhado para a pista onde é realizada a aplicação por meio de uma máquina específica. O passo final da aplicação vem com a passagem de um rolo compressor, que faz a compactação. Este processo é realizado duas vezes em todo o trecho.

Além da aplicação de asfalto, as obras de duplicação em Rondonópolis estão em ritmo avançado. Todos os serviços de preparação para aplicação do asfalto, como a terraplanagem, base, sub-base, tratamento superficial duplo, entre outros, estão em andamento. Além disso, a implantação de bueiros e canaletas para o escoamento de águas pluviais já entram em fase de finalização.