Imprensa

Notícias

Rota do Oeste atende 163 motoristas no 1º dia de ‘Parada Legal’

O ‘Parada Legal do Oeste’ recebeu, coincidentemente, o número de 163 pessoas em seu primeiro dia de atendimentos em sua estreia na BR-163. O projeto que integra serviços nas áreas de saúde, entretenimento, mecânica, segurança no trânsito e empreendedorismos é realizado pela concessionária Rota do Oeste, que administra a BR-163 em Mato Grosso. Os atendimentos continuam nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25), no Posto Mangueiras, em Cuiabá, na saída para Rondonópolis. O evento acontece das 9h às 16h.

Para quem está todos os dias no volante, um tempo dedicado à saúde e ao bem-estar pode fazer a diferença. Como aconteceu com o senhor Edircio Vanderlei Costa, de 58 anos, que foi ao evento para fazer o exame que mede a glicemia pela primeira vez. “Minha esposa ouviu no rádio que estariam fazendo exames gratuitamente e me mandou vir para cá. Como nunca soube se tinha diabetes, estou ansioso para saber o que vai dar”. E o resultado foi bom. A taxa de açúcar no sangue do senhor Edircio foi de 71, abaixo dos 90 que indica pré-disposição à diabetes.

Além dos exames de diabetes, quem visita os estandes do ‘Parada Legal’ pode verificar a pressão arterial, checar a oxigenação sanguínea, fazer o exame de acuidade visual e até passar por uma nutricionista para receber orientações sobre a alimentação. O motorista de caminhão Gilson Neves, 26, estava na fila da balança. Um pouco acima das medidas, ele já esperava por uma indicação de exercícios e dieta. “Acho que vou precisar fazer um regime para perder alguns quilos”.

Outro estande com movimento garantido é o de quick massage. Cinco minutos ali repõem energia para um dia inteiro de trabalho, afirma o coordenador de massagem da Associação de Cegos de Mato Grosso Juarez de Almeida Albuez. De acordo com ele, muitas empresas têm oferecido as ‘massagens rápidas’ como alternativa para aliviar o estresse dos funcionários e até elevar a produtividade. E, ao mesmo tempo, garantem aos portadores de deficiência visual uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. “A associação qualifica essas pessoas para que possam se tornar independentes. Até hoje já capacitamos mais de 100 pessoas”.

Além dos atendimentos na área da saúde e bem-estar, os visitantes podem participar de uma palestra sobre segurança no trânsito, realizada pela Polícia Rodoviária Federal em comemoração a Semana do Trânsito. Com relação a negócios, o Sebrae também participa orientando os participantes sobre sustentabilidade nos cuidados com materiais e serviços mecânicos.

Todos os serviços oferecidos são gratuitos, e ainda há apresentações musicais e exposição de caminhões. O ‘Parada Legal do Oeste’ é realizado no Posto Mangueiras, quilômetro 314 da BR-163, das 9h às 16h, nos dias 24 e 25 de setembro.