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Rota do Oeste apresenta a nova Imigrantes

A partir desta semana, quem trafega pela BR-070 entre Cuiabá e Várzea Grande, na chamada rodovia dos Imigrantes, pode conferir o resultado das intervenções da Concessionária Rota do Oeste. Com a finalização dos trabalhos de recuperação emergencial, o pavimento foi 100% restaurado, assim como a sinalização ao longo dos 28 km de pista. Foram três meses de trabalhos até a finalização da reforma da pista.

O primeiro passo do processo foi o de ‘tapa buracos’, realizado ainda no início do ano. Mesmo assim, a situação da pista continuava crítica. O diretor de engenharia da Rota do Oeste, Jackson Lisboa, afirma que o pavimento, na prática, não existia mais. O tráfego intenso de veículos de cargas e a falta de manutenção foram os principais motivos para a deterioração completa.

Um exemplo que retrata a situação em que se encontrava o local é o tempo gasto para percorrer o percurso completo, que chegava a seis horas. Agora, com a conclusão das obras e a retirada das frentes de trabalho da rodovia, em 40 minutos é possível ir de um extremo ao outro respeitando o limite de velocidade.

Clairton Smaniotto, 39, é caminhoneiro há 20 anos e transita pela região desde o início na profissão. Ele conta que não fazia em menos de duas horas o trecho do trevo do Lagarto ao Coxipó. “Hoje mesmo, em 40 minutos cortei toda a Imigrantes”, disse.

Para o motorista Mauro Auzolin, 47, a rodovia era uma questão de prioridade. Sempre trafegando pelo local, ele recorda que a situação colocava em risco as pessoas que precisavam passar pelo trecho para desviar da cidade. “Vi muitos acidentes acontecerem aqui e a expectativa é que eles diminuam”.

Como a rodovia ainda é de pista simples e há um fluxo intenso de veículos, a Concessionária realizará constantemente a manutenção do pavimento, para evitar a degradação e manter um padrão de qualidade aos usuários. O diretor de Operações da Rota do Oeste, Fábio Abritta, chama a atenção somente para as leis de trânsito. “Pista boa não significa passe livre para correr. É preciso respeitar os limites para evitar acidentes”.

Ponte JK

Ao longo desta semana, entre os dias 9 e 12 de dezembro, a Rota do Oeste realiza uma intervenção sobre a ponte Juscelino Kubitschek, localizada na BR-070, para reparos no pavimento e na estrutura. O tráfego no local será realizado em meia pista entre as 7h e 17h, todos os dias. Os motoristas que utilizam a via devem redobrar a atenção, pois haverá operação de ‘Pare & Siga’, quando o trânsito muda de sentido a cada 15 minutos, sendo permitido o tráfego somente por uma pista.

De acordo com o departamento de engenharia da Concessionária, os reparos serão realizados para possibilitar a movimentação da estrutura, reduzindo tensões indesejáveis que podem ocasionar fissuras. As juntas servem, ainda, para promover a vedação contra a passagem de águas pluviais e materiais sólidos, que podem levar à deterioração da estrutura.

Um novo traçado

A Concessionária Rota do Oeste deu início ao projeto executivo para a construção de um novo contorno para Cuiabá e Várzea Grande. O traçado será uma alternativa para os veículos de grande porte que hoje trafegam pela rodovia dos Imigrantes, que é urbanizada e está defasada. De acordo com o contrato de concessão da BR-163, que incluí este trecho da BR-070, a Imigrantes deveria ser duplicada. Porém, estudos técnicos apontam que a obra teria impactos sociais e não atenderia a atual demanda.

A construção de um novo contorno, ao sul do atual, irá desviar grande parte dos veículos de carga, que hoje atravessam a zonas urbanas para dar continuidade ao trajeto. A previsão é de que o contorno saia de um trecho antes do Distrito Industrial de Cuiabá e volte a cruzar a BR-163/BR-364 somente em um ponto depois do trevo do Lagarto, entre Várzea Grande e Jangada.

O estudo inicial ganhou apoio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O próximo passo da Concessionária é a elaboração de um projeto detalhado, que será novamente submetido à agência. A previsão para início da obra é a mesma caso fosse feita a duplicação.

Além do novo trecho de rodovia, o planejamento da Concessionária prevê obras de fluidez para o atual contorno, melhorando a qualidade e dando mais segurança para os usuários e para as comunidades que estão instaladas ao longo da BR-070. O projeto prevê terceiras faixas, melhorias de intersecções e passarelas, defensas metálicas e controles eletrônicos de velocidade. 

O diretor-geral da Rota do Oeste, Paulo Meira Lins, afirma que o cumprimento da programação inicial de apenas duplicar a rodovia dos Imigrantes não resolve a saturação e urbanização. “Duplicar pode implicar no aumento dos problemas, uma vez que o tráfego seria ainda mais intenso e veloz, colocando em risco as pessoas que moram e trabalham na região”.

Cerca de 10 mil veículos passam diariamente pela rodovia dos Imigrantes, sendo 68% deles de carga.

Vídeo

Veja como ficou a ‘nova’ Rodovia dos Imigrantes aqui.