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Rota do Oeste acompanha transporte de rotor

A partir da próxima segunda-feira (14), o segundo rotor da Usina Hidrelétrica Teles Pires, em Paranaíta, começa a ser transportado por rodovias mato-grossenses. Seu trajeto pela BR-163 se inicia em 17 de julho, dia previsto para a chegada do equipamento à Várzea Grande. Uma equipe da concessionária Rota do Oeste irá acompanhar o transporte ao longo do trecho concedido da rodovia, compreendido entre o Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, e Sinop, dando apoio logístico e técnico. O trânsito será orientado e coordenado pela Polícia Rodoviária Federal.

A previsão é que a passagem pela rodovia concedida seja de 12 dias, caso não ocorra imprevisto. Ao todo, de Cáceres até Paranaíta, o transporte poderá levar até 30 dias. Esta não é a primeira vez que este tipo de máquina é transportada pela BR-163. Há pouco mais de um mês o primeiro rotor foi transportado pelo mesmo trecho, ambos fabricados pela Alstom, em Taubaté (SP), os equipamentos foram transportados até o porto de Santos por rodovia, depois, pelo oceano até a Argentina, por onde entraram em hidrovias fluviais até caírem na Bacia do Paraguai, para enfim chegarem em Cáceres. A primeira operação em Mato Grosso levou 23 dias em trânsito e quatro dias parados por problemas mecânicos.

Durante o transporte, que será realizado por uma empresa privada, o trânsito poderá permanecer lento nos trechos em que o rotor percorrer. A estratégia, segundo a empresa, é de uma parada a cada 10km para liberação do trânsito represado. Representantes da empresa farão a sinalização de “final de fila”, informando aos veículos que chegam que há trânsito lento à frente, aumentando assim a segurança dos usuários.

O diretor de Operações da Rota do Oeste, Fábio Abritta, afirma que além da equipe de apoio de tráfego, uma consultoria técnica fará o monitoramento da estrutura em cinco obras de artes especiais (pontes e viadutos). Isto é, vão mensurar o impacto da passagem da carga nestas estruturas. Profissionais, por meio de equipamentos, medem as deflexões na estrutura devido a solicitação causada pelo peso. “Desta forma podemos constatar o comportamento da estrutura e verificar possíveis deformações acima do esperado”, afirma.

Na segunda-feira (14) a equipe da Rota do Oeste acompanha em Cáceres a pesagem do veiculo com a carga e, a partir da chegada em trecho concedido, passa a acompanhar todo o trajeto, orientando o condutor do veículo e avaliando os impactos na rodovia, como em placas de sinalização e na malha asfáltica.

Para maior conforto dos usuários e segurança, a concessionária também irá emitir notas diárias com o posicionamento do rotor na rodovia e onde o trânsito poderá ser afetado.  Na ocasião do transporte do primeiro equipamento, o tempo, em média, de espera dos usuários da rodovia em consequência da passagem foi de 30 minutos. O veículo transportador paralisa o deslocamento a cada 30 quilômetros percorridos. O peso estimado da peça é de 290 toneladas, sendo suas dimensões 5,30 metros de altura e 8,8 metros de diâmetro.