Imprensa

Notícias

Programa vai formar ‘Agentes Mirins do Trânsito’ em Cuiabá

Cem estudantes de duas escolas públicas de Cuiabá serão capacitados e vão se tornar ‘Agentes Mirins de Trânsito’. As crianças que participam da primeira edição deste programa depois irão atuar no meio social como educadores de trânsito. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá em parceria com a Concessionária Rota do Oeste e será realizado nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Orlando Nigro e 12 de Outubro.

A primeira aula de educação para o trânsito foi realizada nesta segunda-feira (04) na EMEB Orlando Nigro, no bairro Pedregal e a programação segue até sexta-feira (08). Na próxima semana, entre os dias 11 e 15 de maio, os alunos da EMEB 12 Outubro recebem o curso de formação e no dia 27 de maio todos os estudantes receberão o ‘diploma’ de Agente Mirim de Trânsito, além de um uniforme especial.

Este é um projeto piloto e deverá ser ampliado para mais escolas ainda este ano. O objetivo é realizar mais três edições e formar cerca de 400 agentes mirins.  O coordenador de educação para o trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Jadyr Lima de Moraes explica que a intenção é que estas crianças atuem como agentes de transformação, levando conhecimento e alertando seus pais, tios e demais adultos que participam do trânsito.

Além dos alunos, os professores das escolas participantes também passam por aulas para que o processo de formação seja contínuo. “Os educadores terão a responsabilidade de manter ativa a educação de crianças e jovens para o trânsito”, explica Jadyr Lima de Moraes.

Para o gestor de Responsabilidade Social da Rota do Oeste, Adherbal Vieira, as crianças integram o trânsito como pedestres e passageiros, além de serem futuros condutores. Por isso, quanto antes elas tiverem acesso às informações, melhores motoristas serão.

Depois da formatura, os alunos também irão participar de eventos como blitz educativas, palestras e visitas a outras escolas.