Programa ‘Parada Legal’, da Rota do Oeste, chega a Sorriso

O projeto Parada Legal do Oeste pegou a estrada e estará em Sorriso nos próximos dias 16, 17 e 18 de junho para atender os usuários da BR-163 que passam na região. Com foco nos caminhoneiros que cruzam o país levando desenvolvimento e riquezas em suas carrocerias, o programa oferece serviços gratuitos de saúde, bem-estar, segurança e mecânica.

Esta é a primeira vez que o Parada Legal, que já teve três edições, acontece no interior do Estado. Realizado pela Concessionária Rota do Oeste, este ano o projeto visitará as três regiões interligadas pela BR-163: sul, central e norte mato-grossenses. Nas primeiras edições, 2 mil motoristas foram atendidos.

Para facilitar o acesso para os caminhoneiros e viajantes, o Parada Legal sempre acontece em um posto localizado às margens da rodovia. Desta vez, o posto Redentor, no km 750 da BR-163, será a sede do programa.  Lá os participantes poderão realizar exames médicos como eletrocardiograma, glicemia e triglicerídeo, ou ainda receber uma massagem relaxante, cortar o cabelo e conferir a situação da sua carteira de habilitação no Detran-MT. A ação também contará com vacinação contra hepatite ‘B’, difteria, tríplice viral (gripe) e febre amarela.

O gestor de Responsabilidade Social da Rota do Oeste, Adhelbal Vieira, explica que nem sempre os profissionais que estão na estrada têm tempo ou condições de se cuidar, procurar orientação ou até mesmo cortar o cabelo ou assistir a uma palestra sobre segurança. “Os cuidados com a saúde têm impacto direto na qualidade de vida dessas pessoas e, consequentemente, refletem na segurança da nossa rodovia. Quando bem cuidados e orientados, estes motoristas correm menos riscos de sofrer acidentes ou cometer infrações”.

A cidade de Sorriso foi escolhida para receber o projeto, pois está localizada entre municípios importantes da região norte, como Lucas do Rio Verde e Sinop, e por concentrar grandes empresas agrícolas e de transporte, além de ser considerada a capital do agronegócio.

As ações são viabilizadas por meio de parcerias entre a Rota do Oeste e empresas e instituições que estão diretamente ligadas com o público-alvo, como é caso da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Detran-MT, AMaggi e concessionária Volvo AutoSueco.

Na BR-163 trafegam 68 mil veículos por dia, dos quais 70% são de carga. Iara Alves, agente da PRF em Mato Grosso, explica que os caminhoneiros são os principais usuários da rodovia e por isso é essencial que eles sejam parceiros da PRF para evitar acidentes. “Temos que trabalhar junto com eles para reduzir a violência no trânsito”.

O diretor-executivo da concessionária AutoSueco, Carlos Melnec, explica que o Parada Legal é um exemplo de ação voltada para o público-alvo da empresa. “Para nós é uma oportunidade de nos aproximarmos dos caminhoneiros, demonstrando nossos serviços e produtos em um local que agrega atendimentos e qualidade vida para eles. Vamos poder falar sobre economia de combustível, peças e apresentar o caminhão Volvo”.

Depois de Sorriso, o Parada Legal do Oeste ainda terá outras duas edições em 2015. Em Rondonópolis, no mês de setembro, e em Nova Mutum em novembro. Este ano o projeto deve beneficiar 2,5 mil pessoas. Ao final, um relatório será produzido com base em pesquisas e nos resultados de exames médicos realizados durante os eventos para traçar quais áreas precisam de mais atenção.

“Fazemos um raio-x das condições de saúde e do comportamento dos caminhoneiros para desenvolver ações voltadas diretamente aos problemas e situações que mais impactam às suas vidas. Queremos melhorar a saúde e a qualidade de vida dos usuários da BR-163”, explica Adherbal Vieira.

Fique por Dentro

Data: de 16 a 18/06
Hora: das 9h às 16h
Local: Posto Redentor – BR163 - km 739

Principais Serviços:

Medicina do Tráfego
Vacinas
Exames médicos
Palestras sobre educação para o trânsito
Corte de cabelo
Massagem
Distribuição de brindes
Atração musical
Serviços para veículos e habilitação – verificações e regularizações com o Detran-MT
Informações sobre mecânica, motor e peças de caminhão.