Imprensa

Notícias

Obras da Rota do Oeste avançam na região sul

Desde que deu início ao trabalho de transformação da BR-163 em Mato Grosso, há quase um ano, a Rota do Oeste tem registrado avanços nas frentes de duplicação e recuperação asfáltica na região sul. Nesta sexta-feira (14), a concessionária, marcou presença em duas mesas-redondas promovidas pela Câmara Federal nos municípios de Jaciara e Rondonópolis. O evento contou com a presença de representantes de diversos segmentos, além da população.

Durante os encontros, o gerente de Operações, Fábio Abritta, falou sobre os trabalhos executados pela empresa e do planejamento de melhorias em todo o trecho de concessão, desde a divisa com o Mato Grosso do Sul até Rondonópolis, a Rodovia dos Imigrantes, e dos trevos do Posto Gil, em Diamantino, até Sinop. A Rota do Oeste tem cinco anos para duplicar todo o trecho, que é uma importante artéria de escoamento da produção nacional.

Os participantes puderam fazer perguntas e conhecer um pouco mais sobre a transformação em que a rodovia está passando. Em Jaciara, os participantes da mesa redonda se mostraram satisfeitos com o trabalho desenvolvido pela concessionária com o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). Fábio Abritta falou um pouco sobre o trabalho realizado pela Rota do Oeste em sua área de concessão, uma vez que a duplicação no trecho do município é de responsabilidade do Dnit.

No evento em Rondonópolis, importante polo agroindustrial do Estado, as obras de duplicação da rodovia já tomam forma. Os participantes puderam conhecer no evento os detalhes das ações desenvolvidas pela Concessionária e comemoraram o plano de implantação de 500 câmeras de monitoramento ao longo da BR-163, que garantirá maior segurança aos usuários. “Estamos empenhados em entregar aos usuários em Mato Grosso uma rodovia que supre as necessidades e a importância do Estado para a economia do país”, destacou Abritta.

Nas obras de duplicação, nos 22,7 quilômetros entre Rondonópolis e o Terminal Intermodal de Cargas da ALL, os trabalhos de terraplanagem já estão em fase final, com 21,24 quilômetros concluídos. Este é o primeiro passo para a estruturação da via, que passa por diversos estágios até a aplicação do Tratamento Superficial Duplo (TSD), que prepara a via para o asfalto. O TSD já foi aplicado em 15,59 km da duplicação.

Até o momento, a aplicação de pavimentação asfáltica nas obras de duplicação da BR-163, que começou recentemente, avançou dois quilômetros. O asfalto usado, chamado de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), é mais recomendado para rodovias de tráfego pesado. O material será aplicado em duas camadas e terá 10 centímetros de espessura, com uma durabilidade de cerca de dez anos.

Além da duplicação, a Rota do Oeste também realiza uma frente de recuperação asfáltica entre o Terminal da ALL e a divisa com o Mato Grosso do Sul.  A concessionária faz intervenção em 90 dos 125 quilômetros que serão recuperados. Ao todo, 57quilômetros estão concluídos. Nestes locais, é realizada a operação de ‘pare e siga’, com os pontos em obras sinalizados para garantir a segurança dos usuários.

Reforçando a preocupação com o conforto e segurança de quem trafega na rodovia, a Concessionária colocou em funcionamento o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que dá apoio às ocorrência ao longo do trecho. As placas de sinalização e pintura da pista também já foram concluídas pela equipe de conservação da Rota do Oeste.

De acordo com o gerente de Operações da Rota do Oeste, Fábio Abritta, os investimentos trarão sobrevida à BR-163 e 364, garantindo melhor trafegabilidade. “Estamos com um planejamento para concluirmos toda a duplicação, conforme acordado junto à ANTT, em cinco anos. As melhorias são visíveis e, de agora em diante, serão crescentes ao longo do trecho de concessão”, concluiu.