Número de mortes na BR-163 cai 80% entre o Natal e o Ano Novo

O número de mortes na BR-163 caiu 80% no período das festas de fim de ano. Entre 19 de dezembro de 2013 e 04 de janeiro de 2014 seis pessoas perderam suas vidas em acidentes registrados na rodovia. No mesmo o intervalo entre 2014 e 2015, este número caiu para um. Os registros são contabilizados de acordo com as datas estipuladas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANNT).

Este foi o primeiro ano que os usuários puderam contar com os Serviços de Atendimento ao Usuário e, segundo a jornalista Maria Helena Manhães, graças ao Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária, ela e a família puderam evitar um trecho que estava interditado e assim economizar tempo na volta para casa. “O atendente deu todas as informações sobre uma interdição na rodovia. Se não fosse o serviço, teríamos perdido umas três horas de viagem. E ainda perguntaram se precisávamos de orientação para acessar a rota alternativa”.

A Concessionária realizou nos 12 dias do período festivo 1.883 socorros mecânicos, 69 atendimentos clínicos e 106 atendimentos pré-hospitalar a vítimas de um total de 165 acidentes. De acordo com o gerente de tráfego da Rota do Oeste, Fernando Milléo, quando há maior volume de veículos, como ocorre nesta época do ano, a demanda pelos recursos também aumenta. “Colocamos todas as nossas equipes à disposição dos usuários e redobramos a atenção no CCO para realizar serviços e sinalização de maneira rápida e eficiente”.

Diferentes ações são importantes para a obtenção deste resultado, entre elas o início das operações do Serviço de Atendimento ao Usuário, as melhores condições do pavimento, a melhoria na sinalização e a atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na fiscalização do tráfego. “A segurança aumenta quando disponibilizamos recursos para os usuários. A tendência é que com a implantação de todas as melhorias na rodovia, como a duplicação total, estes números reduzam ainda mais”, afirma Milléo.

Retorno do Para & Siga

Com fim do período de festas, a Concessionária Rota do Oeste retomou as frentes de trabalho de obras na rodovia. Ao todo, cerca de 10 pontos da BR-163 são parcialmente interditados diariamente para realização de obras no pavimento. Por ser uma rodovia de pista simples, é necessário interditar parcialmente o tráfego, revezando a liberação para cada sentido a cada 15 minutos.

Todos os pontos onde são realizadas operações de Para & Siga são divulgados diariamente para os veículos de imprensa, no site e redes sociais da Concessionária e também podem ser acessadas por meio do 0800 065 0163.  E, a fim de chamar a atenção dos usuários que trafegam na rodovia, a Rota do Oeste instalou dois ‘Super Cones’ em locais que antecedem o trecho onde há maior concentração de obras.