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Rota do Oeste inicia recuperação de marginais em trechos urbanos

A Concessionária Rota do Oeste realiza a recuperação das vias marginas nas travessias urbanas de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Sinop. As obras dão continuidade aos trabalhos da Concessionária na região após a restauração do pavimento da pista principal. Dos 19 municípios cortados pela BR-163, no trecho sob concessão, somente as passagens nestes três estão sob a responsabilidade da empresa, além da BR-070 que contorna Cuiabá e Várzea Grande. As demais passagens urbanas, como Nova Mutum e Sorriso, têm obras de responsabilidade do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes).

Ao todo serão 50 km recuperados nos próximos 60 dias. Em Rondonópolis haverá intervenção nos 4 km de marginais de cada lado, totalizando 8 km de trabalhos. Como o movimento nas vias não é intenso, a restauração é realizada sem a necessidade de interrupção total do tráfego. Na pista principal, onde o asfalto já foi recuperado, o trecho agora recebe nova sinalização.

Na região norte, dois municípios passam por intervenções da Rota do Oeste nas vias laterais da rodovia. Em Lucas do Rio Verde, 9 km de vias marginais estão em recuperação e, devido ao tráfego intenso nos locais, os trabalhos requerem a interdição parcial das vias.

Em Sinop, município que possui uma das maiores travessias urbanas ao longo da BR-163, 34 km de asfalto serão reconstruídos. Lá os trabalhos são realizados mediante a intervenção parcial das ruas e, a cada cinco minutos, um dos sentidos da pista é liberado.

Após as obras de recuperação emergencial, a Concessionária executa a intervenção profunda nos pontos identificados como críticos.

Imigrantes

A BR-070, que contorna os municípios de Cuiabá e Várzea Grande, também passou por obras de recuperação profunda de pavimento. A Rodovia dos Imigrantes, como o trecho é conhecido, foi entregue em dezembro com o pavimento restaurado e sinalização implantada. Agora as equipes atuam no revestimento da ponte Juscelino Kubistchek (JK), sobre o Rio Cuiabá.

A estimativa é que em até o início de março a ponte também esteja 100% recuperada. A partir de então as ações serão realizadas pontualmente, sempre que for identificado algum defeito na pista. A presença constante de frentes de trabalho é uma ferramenta adotada pela Concessionária para evitar a formação de trechos com grandes problemas e assim garantir a segurança dos usuários e fluidez no tráfego.

“Até que a Rota do Oeste finalize a duplicação dos 450 km, as intervenções pontuais são inevitáveis para garantir a qualidade da rodovia e segurança de todos”, explica o diretor geral da Concessionária, Paulo Meira Lins.