Rota do Oeste inicia Operação Carnaval à 0h desta sexta-feira

A partir da 0h desta sexta-feira (13), a Concessionária Rota do Oeste dá início à Operação Carnaval na BR-163 e na Rodovia dos Imigrantes (BR-070), em Mato Grosso. Será uma série de ações visando garantir mais segurança e conforto aos usuários da rodovia. Uma delas será reforçar a sinalização das obras que ocorrem ao longo de toda a estrada e que não serão paralisadas durante o período. Em todos os pontos onde há pessoas trabalhando, haverá sinalização por meio de placas e painéis de mensagem variável. Na região norte, onde há mais pontos com intervenções na pista, os usuários também serão alertados pelos ‘Supercones’, instalados em Diamantino e Nova Mutum.

A Operação Carnaval foi idealizada para reduzir o número de acidentes e vítimas fatais na BR-163 em Mato Grosso. Para isso, os veículos operacionais da Rota do Oeste serão posicionados em pontos estratégicos da rodovia e mensagens de segurança serão veiculadas nos Painéis de Mensagem Variável (PMV) móveis e por meio da distribuição de panfletos, tanto nas bases quanto nos pontos em obras com o sistema ‘pare e siga’.

“Este será o primeiro Carnaval da BR-163 com o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) funcionando e pretendemos, com isso, reduzir o número de vítimas de acidentes na rodovia. Contamos também com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que atuará energicamente na fiscalização e orientação durante todo o período, além do mais importante, que é a prudência dos motoristas”, afirma o gerente de tráfego, Fernando Milléo.

Com relação às obras, o departamento de engenharia explica que, devido ao escoamento da safra de soja, os trabalhos para a melhoria do pavimento não podem ser paralisados e os condutores devem redobrar a atenção e respeitar a sinalização. “Queremos garantir um escoamento de safra mais seguro e ágil e, para isso, não vamos parar nem durante o Carnaval”, explica o diretor técnico da Concessionária, Jackson Lisboa. No período de escoamento de safra, que se intensifica em março, há estimativa de aumento de 20% a 30% no número de veículos na rodovia.

As principais intervenções ocorrem na Rodovia dos Imigrantes, onde é realizada a restauração do pavimento da ponte JK (Juscelino Kubistchek), sobre o Rio Cuiabá. E no trecho entre Posto Gil e Sorriso, na região norte do Estado. Neste segmento são realizadas intervenções em aproximadamente cinco pontos diariamente. Estas obras são para recuperação do asfalto e o tráfego no local ocorre em sistema de Pare e Siga, quando o fluxo de veículos é realizado em meia-pista e a cada 15 ou 20 minutos o fluxo de veículos é invertido, sendo liberado um sentido por vez. O sistema é adotado para realização de obras em pista simples. A sinalização é realizada por operários.

Dicas de Segurança

1. Respeite a sinalização, especialmente nos trechos em obra;

2. Observe atentamente os limites de velocidade;

3. Use sempre o cinto de segurança, inclusive passageiros que viagem no banco traseiro, mesmo com o veículo parado;

4. Não force ultrapassagens nos trechos com lentidão;

5. Jamais utilize o telefone celular, mesmo com trânsito lento;

6. Não conduza veículos sob o efeito de medicamentos, álcool ou com sono;

7. Não ultrapasse em faixa dupla;

8. Mantenha os faróis acesos, mesmo durante o dia;

9. Faça regularmente a revisão do seu veículo (freios, pneus e luzes);

10. Pratique a direção defensiva. Proteja-se.