Imprensa

Notícias

Rota do Oeste constrói centro comunitário em aldeia indígena de MT

Cerca de 500 indígenas da Terra Indígena (TI) Tadarimana, localizada a cerca de 50 km de Rondonópolis, receberam nesta sexta-feira (12/06) a sede da Associação Pobokurireu Pide, expressão indígena que significa "deixe a água ardente". O novo centro comunitário foi planejado e construído pela Concessionária Rota do Oeste e a partir de agora irá abrigar as atividades desenvolvidas nas áreas de saúde, meio ambiente e eventos em geral. Criada pela própria comunidade, com o apoio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, a Associação tem o objetivo de combater o alcoolismo dentro das cinco aldeias que compõem a TI.

A construção deste espaço integra o Plano Básico Ambiental do Componente Indígena (PBAi) assumido pela Rota do Oeste como contrapartida socioambiental pela concessão da BR-163 em Mato Grosso. O programa de prevenção ao alcoolismo integra o PBAi elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) durante o licenciamento das obras de duplicação da  BR-163 entre Rondonópolis e Rosário Oeste. A responsabilidade pela execução do referido programa foi transferida para a empresa juntamente com a emissão da Licença de Instalação das obras de duplicação entre o trevo de acesso à Rondonópolis (km 119,9 da BR-163) e o Terminal de Cargas da ALL (km 94,9 da BR-163).

A comunidade indígena da etnia Bororo participou da implantação da edificação desde a elaboração do projeto até a fase de acabamento. “Neste mesmo local tínhamos uma estrutura de palha, que precisava ser reconstruída todo ano. Agora podemos definir uma agenda para fazer os encontros da Associação mais vezes ao longo do mês”, comentou o cacique da TI, Cícero Kudorpa, líder de todas as cinco aldeias da região.

Após apresentar e aprovar o projeto arquitetônico com toda a comunidade indígena, a Rota do Oeste deu início à construção da sede, que possui aproximadamente 500 metros quadrados, espaço para eventos coletivos, sala para reuniões, copa e banheiros masculino e feminino. O prédio foi mobiliado e, a partir de agora, a comunidade assume a responsabilidade pela manutenção e conservação do espaço.

O coordenador de Meio Ambiente e Qualidade da Concessionária, Pedro Ely, explica que a construção de um centro comunitário tem o objetivo de reunir as atividades das cinco aldeias da TI Tadarimana em um mesmo local. “Buscamos atender a todos os pedidos das lideranças da comunidade para que a sede da associação também se transforme em um espaço onde possam ser realizadas as manifestações culturais do povo Bororo”.

A entrega da edificação é apenas o primeiro grande marco do trabalho da Rota do Oeste na Terra Indígena Tadarimana. O plano ainda prevê ações nas áreas ambiental, cultural, econômica e social que estão em execução. Estas atividades também estão em andamento na TI Teresa Cristina, no município de Santo Antônio do Leverger. O programa de Educação Ambiental, por exemplo, irá capacitar representantes das aldeias para atuar no tratamento e destinação final de resíduos sólidos, prevenção e combate a incêndio e educação ambiental nas escolas.

Outra atividade é o Manejo Sustentável dos Recursos Vegetais, desenvolvido com o objetivo de fortalecer as práticas indígenas no manejo de recursos vegetais, uso sustentável e conservação dos recursos naturais e, assim, trazer benefícios à segurança alimentar das comunidades. Está previsto dentro deste programa a construção de viveiros e a produção de mudas nativas da região.

Para Simone Elias, coordenadora técnica local da Funai em Rondonópolis, o trabalho da Concessionária trará grandes benefícios à comunidade. “As ações executadas se encaixam perfeitamente na proposta do PBAi e permitirão maior representatividade dos indígenas de Tadarimana, como associação, no âmbito social”, concluiu.