Imprensa

Notícias

Morre Dr. Norberto Odebrecht, o fundador da Organização

Faleceu neste sábado, aos 93 anos de idade, o fundador e Presidente de Honra da Organização Odebrecht, engenheiro Norberto Odebrecht, por complicações cardíacas, em Salvador, na Bahia. O enterro será realizado neste domingo às 11h em cerimônia familiar, no Campo Santo.

Norberto Odebrecht nasceu em Recife (PE) no dia 9 de outubro de 1920. Formado em Engenharia pela Escola Politécnica de Salvador, fundou, em 1944, a Construtora Norberto Odebrecht. Hoje, a Organização Odebrecht atua em 23 países e reúne quase 200 mil Integrantes.

Filho de Emílio Odebrecht e Hertha, Norberto chegou a Salvador aos cinco anos de idade. Aos 15 anos, começou a trabalhar nas oficinas da empresa do pai, a Emílio Odebrecht & Cia, onde aprendeu os ofícios de pedreiro, serralheiro, armador; foi chefe de almoxarifado e responsável pelo transporte; conviveu e aprendeu com mestres-de-obras e operários.

Aos 18 anos, Norberto ingressou no curso de Engenharia, seguindo a tradição familiar de três gerações. Quando cursava o terceiro ano, a empresa do pai entrou em dificuldades. Emílio retornou à Santa Catarina, seu Estado de origem, e Norberto assumiu a direção da companhia aos 21 anos. Teve que conciliar trabalho, estudos e uma convocação para o serviço militar. Ainda assim, concluiu a faculdade em 1943.

Por orientação do Banco da Bahia, abriu sua própria empresa para poder negociar dívidas e dar continuidade aos negócios do pai. Assim, em 1944, criou a Construtora Norberto Odebrecht, tendo como base conceitos como Parceria e Confiança nas Pessoas, e passou a atuar plenamente como empresário.

Norberto concentrou a atuação da construtora inicialmente na Bahia e, a partir de parcerias com a Petrobras e a Sudene (Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste), abriu caminho para operar em outros estados da região. Durante os anos 60, Norberto expandiu e nacionalizou a construtora, diversificou sua atuação na década seguinte e iniciou a internacionalização de seus negócios.‎

Simultaneamente às tarefas de presidente, Norberto criou, em 1965, a Fundação Odebrecht, que atualmente apoia projetos de desenvolvimento social no Baixo Sul da Bahia. Além disso, em 1968, deu início à sistematização de seu conhecimento adquirido, publicando diversos livros: “De que Necessitamos” (1968), “Pontos de Referência” (1970), “Sobreviver, Crescer e Perpetuar” (1983), “Educação pelo Trabalho” (1991). A obra “Sobreviver, Crescer e Perpetuar” sistematizou a chamada Tecnologia Empresarial Odebrecht, com os princípios, conceitos e critérios adotados pela Organização em sua atuação.

Em 1991, Norberto passou a Presidência da Odebrecht S.A. ao filho Emílio Odebrecht. O fundador da Organização se tornou então presidente do Conselho de Administração, cargo que mais adiante o filho Emílio assumiu, em 1998. Desde então, era o Presidente de Honra da Odebrecht S.A., além de Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht e membro da Academia Nacional de Engenharia.

Atualmente, seu filho Emílio Odebrecht segue na presidência do Conselho de Administração da Odebrecht S.A. e seu neto Marcelo Odebrecht é o diretor-presidente da Organização Odebrecht.

Conheça a trajetória de Norberto Odebrecht.