Imprensa

Notícias

Ministro visita obras de duplicação da BR-163 e elogia serviços antes de pedágio

O Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, visitou na tarde desta quinta-feira (23) o município de Rondonópolis para verificar de perto o andamento das obras da Concessionária Rota do Oeste, executadas pela Odebrecht Infraestrutura, na BR-163. Passos vistoriou todo o trecho de 25 km em duplicação, que liga a cidade ao Terminal Intermodal de Cargas da ALL e ficou impressionado com o avanço. “Podemos perceber que os trabalhos estão adiantados, com frentes de trabalho em todo o trecho vistoriado”, comentou.

O ministro elogiou o modelo de concessão, com obrigações antes do início da cobrança da tarifa de pedágio. Para iniciar a cobrança de tarifa, prevista para o segundo semestre de 2015, a Rota do Oeste precisa iniciar os serviços de atendimento ao usuário, duplicar 10% da sua obrigação na obra, que são 45 km, e terminar a revitalização do entorno, pavimento e sinalização da pista existente. “O modelo proposto de concessão é exemplar ao permitir que as melhorias apareçam aos usuários antes da cobrança”, disse.

O início da duplicação por este ponto da rodovia é fruto de uma necessidade de estruturação viária para o escoamento da produção do Estado. Na última sexta-feira (17), foi iniciada a aplicação de asfalto na rodovia. Os trabalhos começaram no km 97, próximo ao trevo de acesso ao terminal da ALL.  O material, específico para resistir ao trânsito pesado, será aplicado em duas camadas e terá 10 centímetros de espessura, com uma durabilidade de cerca de dez anos.

Outro fator favorável do modelo de concessão, de acordo com o Ministro, é o valor da tarifa de pedágio proposto pela Concessionária, que é de R$ 2,66 por eixo a cada 100 quilômetros. “São valores módicos, que obedecem a política de oferecer serviços de qualidade a um custo acessível. Somos contra a cobrança de tarifas abusivas”.

Paulo Sérgio Passos chegou a Rondonópolis no início da tarde. Além das obras de duplicação até o terminal da ALL, ele também vistoriou as obras no trecho que liga a cidade a Jaciara, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Passos também visitou o canteiro de obras da Odebrecht Infraestrutura, onde foi apresentado um relatório dos trabalhos realizados e o planejamento das melhorias a serem executadas ao longo dos 30 anos de concessão. Ao fim da visita, Passos participou de uma coletiva de imprensa com jornalistas da região.