Imprensa

Notícias

Estudantes participam de ‘viagem espacial’ em planetário

Cerca de 650 estudantes de uma escola pública de Várzea Grande tiveram uma aula diferente sobre astronomia de dentro de um planetário esta semana. A ‘viagem espacial’ oferecida pela Rota do Oeste é uma oportunidade dos alunos visualizarem a organização do Sistema Solar, bem como dos astros e estrelas. A iniciativa da Concessionária integra os projetos de Responsabilidade Social com foco em educação e foi realizada entre os dias 23 e 24 de outubro.

Atendendo um pedido dos estudantes, a diretora da Escola Municipal Oscar Ribeiro, Odete Araújo, solicitou à Concessionária a parceria para viabilizar a instalação de um planetário móvel no pátio do colégio. Durante dois dias, alunos de todas as séries foram divididos em turmas para participarem de uma aula ‘prática’ sobre astronomia.

O projeto do planetário itinerante permite aos participantes visualizar o Sistema Solar por meio de projeção de áudio e vídeo. A exposição acontece dentro de uma cúpula e por 30 minutos os estudantes podem conhecer um pouco sobre astronomia por meio de histórias lúdicas.

A diretora da escola, Odete Araújo, explica que o projeto complementa as aulas de dentro da sala de aula. “Com o planetário, as crianças têm uma dimensão maior do tamanho do espaço. Eles adoram e as aulas ficam mais completas”.

A parceria entre a Rota do Oeste e a Escola Municipal Oscar Ribeiro, localizada do bairro São Mateus, é fruto do trabalho para orientação e educação dos usuários da BR-070, a rodovia dos Imigrantes, para o trânsito. A escola está localizada nas margens da rodovia e a preocupação com os alunos é constante devido ao grande fluxo de veículos na região.

Além dos projetos educacionais, a Concessionária Rota do Oeste também irá instalar dispositivos de segurança para o  trânsito na região, como placas de sinalização, radar e faixa para pedestre.