Cuiabá sedia última etapa do Festival para o Trânsito

A partir desta segunda-feira (20) até sexta-feira (24), acontece em Cuiabá a última etapa do Festival Estudantil Temático para o Trânsito (Fetran). Organizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com o apoio da Concessionária Rota do Oeste, o evento tem o objetivo de estimular o debate sobre a educação no trânsito por meio de peças de teatro. A abertura oficial aconteceu às 14h, no anfiteatro do Colégio Liceu Cuiabano, na avenida Getúlio Vargas.

Por meio das apresentações, a proposta é sensibilizar e conscientizar a população, em especial crianças, adolescentes e jovens sobre seus direitos e deveres enquanto usuários das vias terrestres, com a finalidade de formar cidadãos comprometidos com a segurança no trânsito e o bom convívio social.

Em sua 12ª edição, o evento passou em 2015 pelos municípios de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Comodoro, Campo Verde, Primavera do Leste e Várzea Grande e contou com diversas escolas participantes que inscreveram peças de teatro para competir no festival. As melhores foram selecionadas para a final, que acontece agora em Cuiabá.

Para participar das etapas municipais, as peças precisavam, necessariamente, abordar questões ligadas ao trânsito e os melhores nas categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil vão para a final. O agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), André Luiz Ferreira conta que o e mobiliza jovens e crianças na discussão e debate sobre o tema. “Por onde passamos, percebemos a mobilização das escolas e dos jovens para participarem do Fetran”.

Além de ganhar medalhas e troféus, os participantes em cada categoria de cada região concorrem a uma vaga para disputar a etapa nacional do Festival com data e local a serem definidos.

As apresentações acontecem até esta sexta-feira, sempre a partir das 8h com a realização de oficinas e apresentações das escolas finalistas entre 14h e 19h30.