Imprensa

Notícias

Apresentações do Fetran-MT iniciam em Primavera do Leste na próxima semana

As atividades da 15ª edição do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran) iniciam nesta segunda-feira (28.05) com apresentações culturais dos estudantes de Primavera do Leste. As peças teatrais serão encenadas no Cine Vila Rica com encerramento marcado para 1º de junho. O evento é promovido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com a Concessionária Rota do Oeste, Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Prefeituras Municipais.

Chefe do Grupo de Educação para o Trânsito (Getran) da PRF, o inspetor André Luiz Ferreira explica que o Fetran promove a educação no trânsito de forma lúdica e diferenciada, com foco nas crianças e adolescentes. Por meio do teatro, os jovens passam a entender a importância da segurança viária e viram multiplicadores de boas práticas no trânsito.

De acordo com André Ferreira, o regulamento do Fetran apresenta sugestões de temas a serem trabalhados pelos alunos, porém a escolha fica a critério dos grupos participantes. O Festival é voltado para estudantes de Ensino Infantil, Fundamental, Médio, Profissionalizante e conta ainda com uma categoria Educação Especial, com foco nas escolas e institutos de alunos portadores de necessidades especiais. “Em um mesmo evento unimos duas frentes muito importantes, que é a educação para o trânsito e a inclusão social”, comenta.

Os alunos concorrem em quatro categorias: infantil (5 a 11 anos), infanto-juvenil (11 a 16 anos), juvenil (Ensino Médio, incluindo EJA) e educação especial (portadores de necessidades especiais). Ao todo, a 15ª edição do Fetran contará com seis etapas, realizadas em municípios distintos de Mato Grosso. A final está marcada para setembro, em Cuiabá.

A Rota do Oeste é parceira do projeto por entender que a educação é uma importante ferramenta na promoção da consciência e mudança de comportamento dos atores que compõem o trânsito.

Premiação

Nas etapas regionais serão premiados em cada categoria (infantil, infantojuvenil e juvenil) os três melhores espetáculos, ator destaque, atriz destaque, o melhor texto inédito ou adaptado e a melhor direção.

Na etapa estadual serão premiados os espetáculos destaques em cada categoria, atores destaques, atrizes destaques, o melhor texto inédito ou adaptado e a melhor direção, além de premiação para figurino, maquiagem, trilha sonora, cenário, entre outros quesitos apontados pelos jurados, que mereçam destaque.