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1º final de semana de serviços na BR-163 tem 222 atendimentos

O primeiro final de semana em que a Rota do Oeste prestou serviços de atendimento ao usuário da BR-163 em Mato Grosso, dias 20 e 21 de setembro de 2014, foi marcado pela diversidade.Foram 222 ocorrências de diferentes naturezas registradas, indo de auxílio a troca de pneus à resgate de uma arara ferida.

Entre todos os atendimentos prestados, 30 foram acidentes, 55 acionamentos para limpeza de pista e 67 apoios para veículos que apresentaram algum tipo de pane. Foi o caso do comerciante Hernandes Souza Fernandes, que teve o pneu furado e, sem as ferramentas adequadas, precisou da ajuda do inspetor de tráfego da Concessionária para fazer a troca. “Eu não sabia que havia qualquer tipo de atendimento na rodovia, mas foi muito bom. Se fosse um dia antes teria que aguardar até amanhecer, pois ninguém para de madrugada para ajudar”, disse. Hernandes foi a primeira ligação recebida pelo CCO após a zero hora de sábado (20) pelo telefone 0800 065 0163, por volta de 40 minutos passados da meia noite.

Mas a ocorrência que mais chamou a atenção foi o resgate de uma arara ferida encontrada no km 38 da BR-163, na região de Itiquira. O inspetor de tráfego identificou um caminhoneiro tentando resgatar o animal que havia sido atropelado. Após se identificar, o inspetor fez a apreensão do animal que foi encaminhado para a Polícia Ambiental de Rondonópolis.

A capitã da Polícia Militar, Nágila Moura Brandão, que trabalha no batalhão ambiental, explica que a expectativa é que o número de animais resgatados com vida na rodovia aumente, uma vez que mais pessoas irão fazer o recolhimento. “Com o início das operações, mais profissionais aptos para o resgate de animais feridos poderão no auxiliar nesta missão”.  A arara resgatada foi reintroduzida na natureza após passar por avaliação profissional.

Foram registrados ainda 30 acidentes nas primeiras 48 horas de atendimento. Próximo a Jangada um caminhoneiro perdeu o controle do veículo, colidiu com outro caminhão e depois saiu da pista. José Roberto da Silva seguia de São Paulo para Novo Progresso (PA) com um carregamento de piso. Ele saiu na manhã de sábado (20), por volta das 7 horas da serra de São Vicente e às 9 h teve a viagem interrompida devido ao acidente. Além do resgate mecânico, a concessionária prestou atendimento pré-hospitalar e fez a sinalização e limpeza da pista. O caminhoneiro ficou surpreso com o serviço. “Desde a década de 80 passo por aqui e esta é primeira vez que recebi este tipo de atendimento”.

Os serviços operacionais passam agora a integrar a realidade de Mato Grosso pelos próximos 30 anos. A Rota do Oeste assumiu a concessão a BR-163 em 20 de março e em seis meses iniciou os trabalhos de atendimento aos usuários. Para isso, 18 bases do Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU) foram instaladas ao longo dos 850 quilômetros, uma a cada 47 quilômetros. Elas são equipadas com veículos especiais para realização da inspeção de tráfego, resgate mecânico com guinchos leves e pesados, socorro pré-hospitalar com as ambulâncias, limpeza de pista e combate a incêndio com caminhões pipas e resgate de animais. A solicitação destes serviços pode ser feita por meio do 0800 065 0163 ou nas bases SAU.