Imprensa

Notícias

Asfalto desenvolvido para BR-163/MT é tema de painel em evento nacional

A tecnologia desenvolvida pela Concessionária Rota do Oeste para inovar a pavimentação da BR-163/364 com uso de asfalto reciclado, por meio do reaproveitamento do RAP (Reclaimed Asphalt Pavement), será um dos assuntos tratados durante o 24º Encontro de Asfalto com o tema “Pavimentos Sustentáveis – Atualidades Nacionais e Internacionais na Reciclagem de Pavimentos com Ligantes Asfálticos”. O evento será realizado nesta terça-feira (12.07.2022) pelo Insituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). A transmissão será online, das 14h às 17h e a inscrição é gratuita.

A iniciativa da Comissão de Asfalto do IBP, referência em Asfalto na América Latina desde 1964, tem como foco a sustentabilidade, um assunto cada vez mais presente na indústria asfáltica nacional e internacional, que vem buscando o desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias para a criação de pavimentos sustentáveis.

Segundo o gerente de Comissões e Gestão do Conhecimento do IBP, Lisandro Gaertner, além de discussões sobre questões práticas como resoluções, regulamentações e novas tecnologias, o Encontro tem como proposta elevar o padrão de qualidade e de entrega da Comissão.

O painel referente ao trabalho da Rota do Oeste será apresentado, às 15h35, pelo coordenador de Engenharia da Concessionária, Rheno Batista Tormin Filho, e responsável pelo desenvolvimento da pesquisa “Aproveitamento de Resíduos de Pavimentos Asfálticos (RAP) em regiões de alta temperatura e tráfego pesado”, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e com a anuência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Palestrantes - A abertura do evento contará com Liedi Bernucci, diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).  A programação do Encontro contará com o palestrante internacional Craig Good, Diretor Técnico da Arkema Road Science, com os professores Luciano Pivoto Specht da Universidade Federal de Santa Maria e Kamilla Vasconcelos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), além da participação de Juliano Gewehr, executivo da Astec Industries.

Estudo da Rota do Oeste – A pesquisa “Aproveitamento de Resíduos de Pavimentos Asfálticos (RAP) em regiões de alta temperatura e tráfego pesado” começou a ser realizada em novembro de 2017, resultando na implantação do primeiro laboratório de pavimento de Mato Grosso. O laboratório fica na sede da Concessionária em Cuiabá/MT.

O estudo teve como foco a BR-163/MT e o trabalho foi voltado ao desenvolvimento de um pavimento que atendesse à demanda da rodovia, que tem alto fluxo de veículos pesados em uma região com constantes temperaturas altas – utilizando o fresado, um material precioso que era descartado.

Durante dois anos, foram elaboradas e analisadas várias dosagens de ligantes, agregados (brita) e fresado em busca de um material que satisfizesse os parâmetros de volumetria e desempenho mecânico. Desde 2020, o material é usado em larga escala nos trabalhos de recuperação e manutenção da BR-163, em Mato Grosso.