Imprensa

Notícias

Após testes, resultado do uso de material reciclado em recuperação de pavimento é apresentado em Seminário

Os resultados obtidos após o teste prático da pesquisa sobre uso do fresado reciclado no processo de restauração da rodovia, realizado na BR-364 em fevereiro de 2020, serão apresentados no 3° Seminário de Pavimentos Sustentáveis da BR-163/MT. O evento, que tem como tema  “Tecnologia + Sustentabilidade: Aproveitamento do RAP em regiões de alta temperatura”, acontece na próxima quinta-feira (05.03) das 7h30 às 18h, na Fatec Senai MT e é organizado pela Concessionária Rota do Oeste, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Além de mostrar, para a sociedade, empresários e corpo acadêmico, os resultados obtidos com a pesquisa “Aproveitamento de Resíduos de Pavimentos Asfálticos (RAP) em regiões de alta temperatura e tráfego pesado”, realizada pela Concessionária Rota do Oeste em parceria com a UFMT, o seminário conta com palestras e mesa redonda ministradas por especialistas das áreas de pavimentação e engenharia civil.

A palestra de abertura será feita pela engenheira civil e mestranda em engenharia de transportes pela Universidade de São Paulo (USP) Karina Yuriko Suzuki, que falará sobre a reciclagem a quente com diferentes teores de material fresado. O grau de atividade do ligante presente no material fresado, a avaliação laboratorial de misturas recicladas produzidas em usina adaptada e as misturas asfálticas utilizando asfalto borracha também são temas de destaques nas palestras.

Todas as palestras acontecem na parte da manhã e serão ministradas pelo doutor em engenharia civil pela University of Nottingham Gustavo Menegusso Pires, pelo mestre em engenharia civil pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e analista de engenharia viária na Concessionária das Rodovias Integradas do Sul Felipe Cipriani Luzzi e o doutor em engenharia dos transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) José Leomar Fernandes Júnior.

Na parte da tarde haverá uma mesa redonda que abordará os materiais reciclados para uso em pavimentação, que reunirá especialistas da Ingevity Brazil, UFMT e EESC-USP, além do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Mato Grosso (DNIT), Orlando Fanaia, e do consultor técnico Bill Marques.

 

 

Programação

7h30   Cadastramento

8h      Abertura

8h20   Palestra: Reciclagem a quente com diferentes teores de material fresado - MSc Karina Yuriko Suzuki (Planservi Engenharia)

9h10   Palestra: O grau de atividade do ligante presente no material fresado - PhD Gustavo Menegusso Pires (University of Nottingham)

10h     Coffee break

10h20 Palestra: Avaliação laboratorial de misturas recicladas produzidas em usina adaptada - MSc Felipe Cipriani Luzzi (CCR ViaSul)

11h10 Palestra: Misturas asfálticas utilizando asfalto borracha - Prof. Dr José Leomar Fernandes Júnior (EESC - USP)

12h     Almoço livre

14h     Mesa Redonda: Materiais reciclados para uso em pavimentação

Moderador:  Prof. Dr José Leomar Fernandes Júnior (EESC - USP)

Engº Orlando Fanaia (DNIT)

Hernando Faria (Ingevity Brasil)

Prof. Dr Luiz Miguel de Miranda (UFMT)

Bill Marques (Consultor Técnico)

16h     Coffee break

16h20 Palestra: Potencial do Laboratório de Pavimentos de Rutas de Lima - MSc Jonathan Vera Silva

17h10 Resultados: Estudos e resultados da utilização do RAP em misturas mornas na BR-163 - Prof. Régis De Bel (UFMT) / Esp. Rheno Tormin (Rota do Oeste)

18h     Encerramento